Canteiros de leitura a unir o mundo
Canteiros de leitura a unir o mundo
AE António Feijó

Decorrente do novo projeto educativo – O Mundo é a nossa Casa, a biblioteca escolar, como vem sendo tradição desde 2009/2010, apresentou um conjunto de quatro temas aglutinadores de projeto para o quadriénio 2017-2021, que têm por base o Perfil do Aluno do Século XXI e a Agenda 2030. Esta prática tem ajudado a conferir identidade e homogeneidade ao trabalho das sete escolas do agrupamento, facilitando a articulação entre os diferentes ciclos e departamentos.

A biblioteca escolar, enquanto eixo aglutinador de projetos, tem vindo a desenvolver e a consolidar práticas que pretendem contemplar as várias vertentes da leitura, leitura orientada, gratuita e em articulação com a família, e, simultaneamente, envolver diferentes parceiros.

Por outro lado, tem sido preocupação da biblioteca escolar integrar práticas de otimização do currículo, nomeadamente ao nível das Metas Curriculares de Português e do Programa de Promoção do Sucesso Escolar. Esta metodologia de trabalho tem tido impacto ao nível dos resultados da avaliação interna e externa, tendo em consideração os lugares cimeiros que o agrupamento tem ocupado em distintos rankings.

Neste sentido, são desenvolvidos, a partir da biblioteca escolar, vários subprojetos direcionados para diferentes públicos-alvo: Caixas de Leitura Gratuita (EPE e 1º CEB); Clube de Leitura (2º CEB); Caixas do Saber (EPE; 1º; 2º; e 3º CEB); Nichos (2º e 3º CEB); Voluntários aLER+ (1º e 2º CEB); Pincéis de histórias para (re)desenhar o mundo (EPE; 1º CEB e Famílias); e Educação Literária na Família (ELF) (Famílias do 1º CEB).

Diário de Bordo

 

 Formação Docente em Contexto

 

Atividade em destaque

Formação Docente em Contexto

A Ação de Formação A Educação Literária a partir do Programa de Leitura fundamentado na Literatura, com a duração de 3 horas foi dinamizada pela Professora Bibliotecária em parceria com o Centro de Formação, e teve como destinatários os docentes da EB de Ponte de Lima, tendo permitido a realização de um trabalho integrado no contexto específico da escola.

Partindo da reflexão sobre a Educação Literária (o que é? para que serve?) e a metodologia utilizada para a sua operacionalização, os docentes analisaram um conjunto de obras sobre o ambiente na Literatura Infanto-Juvenil, compararam as propostas do manual escolar com os fundamentos e estratégias do PLFL, e construíram as suas propostas de abordagem.

Evidências:

 

Seleção bibliográfica que deu corpo à Ação: representações do ambiente na LIJ

[Desenvolvimento da ACD]

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
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Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
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Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
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