Página Inicial > Ações > Projetos > aLeR+ 2027 > Ler+ Hoje!

Ler+ Hoje!
Ler+ Hoje!
AE Padre António Martins de Oliveira

O Agrupamento situa-se numa zona que apresenta algumas dificuldades no âmbito do desenvovimento das capacidades leitoras. No último estudo PIRLS 2016, o Algarve foi uma das sete unidades territoriais que registaram desempenhos médios significativamente inferiores à média nacional. O concelho de Lagoa, nas últimas duas décadas , registou um significativo desenvolvimento económico, que não teve correspondência no desenvolvimento cultural. Há ainda a referir a existência de um número significativo de alunos provenientes de três bairros sociais, com pais com reduzida escolarização e com pouco acesso a bens culturais.

Considerando que a literacia de leitura é de primordial importância para o pleno desenvolvimento intelectual do indivíduo e para o exercício da cidadania, as escolas do Agrupamento já desenvolvem muitas atividades neste âmbito, assim como na área das literacias da informação e dos media. Com este projeto é nossa intenção continuar a desenvolver um trabalho na área da Leitura , de modo sistemático, aprofundando e consolidando competências alicerçadas em
experiências de aprendizagem ativa e significativa, porque acreditamos que a Leitura é a Chave para o sucesso escolar e para a formação de cidadãos ativos, participativos e responsáveis. Pretendemos estimular o prazer da leitura em vários suportes e envolver toda a comunidade.

Diário de Bordo

 

AE Padre António Martins de Oliveira, Lagoa

 

Atividade de Destaque

Leio e partilho

Os alunos selecionam textos do seu agrado de tipologia diversa, preparam a sua leitura individualmente ou em grupo e gravam, na Biblioteca Escolar, os podcasts. Estes podcasts servem de base à realização de filmes no Moviemaker e são transmitidos na Rádio Lagoa na rubrica "Espamol nas ondas da Rádio". As leituras são também partilhadas com os pais/famílias, que são convidados para pequenas apresentações na Biblioteca escolar. Estas leituras têm tido muito impacto na promoção da leitura, na melhoria das capacidades leitoras dos alunos e no envolvimento das famílias e comunidade local.

Filmes