Pintor aLer+
Pintor aLer+
AE Pintor José de Brito

O agrupamento é composto por escolas do primeiro ciclo e pré-escolar que ocupam uma área geográfica dispersa, dificultando o trabalho de articulação entre a biblioteca escolar e os professores/educadores, não obstante a cultura enraizada de trabalho articulado já existente. É sentida necessidade de desenvolver a prática de escrita associada ao processo de leitura no 2.º e 3.º ciclo, bem como adaptar as práticas pedagógicas e didáticas ao perfil do aluno do século XXI.

A experiência profissional e a formação do quadro docente, nomeadamente da equipa da biblioteca escolar, a existência de serviços técnico-pedagógicos coordenados por recursos humanos especializados e o trabalho/comunicação em rede, criam as condições para o desenvolvimento articulado das ações propostas, que contribuem ainda para o continuar a manter uma relação de proximidade com o poder local, instituições e serviços.

Diário de Bordo

 

AE Pintor José de Brito, Viana do Castelo

 

Atividade em Destaque

Cine Poesia

Projeto pedagógico que aborda o texto poético e proporciona um espaço de criação audiovisual. Durante a ação, os alunos de uma turma são divididos em grupos de trabalho (3 ou 4 alunos) e cada grupo realiza um vídeo a partir de um poema previamente escolhido. Todo este processo conta com a monitorização de um elemento da equipa da biblioteca escolar, da professora de português das turmas envolvidas e de um técnico da associação parceira. Todos os trabalhos produzidos são apresentados publicamente e ficam alojados na plataforma “Lugar do Real”.

Este projeto enquadra-se numa parceria que já conta com alguns anos de trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e a Associação Ao Norte, empresa de audiovisual.

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

Vídeo 4

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura