APPtece Ler 14-20
APPtece Ler 14-20
ES Augusto Gomes

O projeto APPtece Ler 14-20 tem como entidade coordenadora a Escola Secundária Augusto Gomes (ESAG), Matosinhos, e como entidades parceiras a Academia de Dança de Matosinhos (ADM), a Escola de Música Óscar da Silva (EMOS), o Serviço Educativo da Orquestra de Jazz de Matosinhos (OJM), a Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos (ADEIMA), e os Bombeiros Voluntários de Leixões.

Os responsáveis são os Professores Eufrásia Ramos, Amilcarino Guedes, Arminda Gonçalves, Eva Delindro, Graça Cruz, Helena Cativo, Raul Macedo, (ESAG), Diana Amaral (ADM), Filipe Pereira (EMOS), Jorge Queijo (Serviço Educativo da OJM), Margarida Álvaro (ADEIMA) e António Aleixo (Bombeiros Voluntários de Leixões). O coordenador do projeto é o Professor Bibliotecário da ESAG, Amilcarino Guedes.

APPtece Ler 14-20 é um projeto de criação de uma App, que visa a melhoria das capacidades de leitura e de interpretação de textos, bem como a melhoria da qualidade na interação discursiva e o enriquecimento das capacidades de comunicação.  Integra um conjunto de atividades, como a realização de uma história do livro (tipografia, ilustração, exploração plástica com criação de alfabetos), a produção de vídeos com performances artísticas (música e dança recriando excertos textuais), a leitura de textos construídos pelos alunos, a declamação de textos poéticos, a leitura musicada de uma obra de um autor português, a criação de curtas-metragens com histórias de vida e de desdobráveis de divulgação de frases/textos.

Os alunos participantes serão do ensino básico (9.º ano) e secundário (cursos Científico-Humanísticos e cursos profissionais).

O projeto tem como público os alunos da ESAG entre os 14 e os 20 anos, todos os jovens que integram as instituições parceiras, bem como a comunidade educativa e local.

Os espaços de realização das atividades são a ESAG, a sua Biblioteca Escolar, os espaços da EMOS, da ADM, da OJM, o Centro ADEIMA, o espaço do Quartel dos Bombeiros Voluntários e diferentes locais interiores/exteriores do concelho.

cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, compreenderá concursos de leitura, leitura de excertos de obras, ilustrações de passagens de textos, produção de vídeos com leituras, dramatização de excertos textuais, exposições de livros, maratonas de leitura e recolha de histórias de vida, em particular dos adultos que fazem a sua formação e dos membros do quartel da cidade.

 

Bailado

"Ralhar o mar", bailado executado pela Academia de Dança de Matosinhos, integrado no projeto APPtece ler.

 

divulgação partirá dos seguintes endereços web:

https://www.escolaaugustogomes.pt

http://escolaaugustogomes.campus.sapo.pt/

 

 

APPtece Ler | As Estações da Vida: ilustrações para a obra de Agustina Bessa Luís

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura