Página Inicial > Ações > Concursos > Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta

Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta
Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta
3.º ciclo e Ensino Secundário
até 31 de março

A primeira edição do Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta – Palser já está a decorrer. 

O concurso, que terá uma periodicidade anual, destina-se às Bibliotecas Escolares de Portugal, através da participação de alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário (regular e profissional). Os alunos são desafiados a fazer um registo áudio com a leitura em voz alta do excerto de uma obra literária à escolha. A organização colocou à disposição uma lista de livros, de forma a alargar o leque de opções dos participantes.


Um júri composto por três elementos decidirá depois os três primeiros prémios a atribuir por cada uma das categorias a concurso: leitura individual e coletiva. Os vencedores serão divulgados publicamente no final do mês de junho no site www.maratonadeleitura.pt e o prémio será entregue no dia 4 de julho, durante uma cerimónia a decorrer no âmbito da nona edição da Maratona de Leitura.


Serão atribuídos seis prémios (três por cada categoria) no valor total de 2500 euros, sendo que os primeiros classificados recebem 1000 euros cada. Esta importância monetária reverte para a Biblioteca Escolar do estabelecimento de ensino a que o aluno pertence e terá de ser utilizada na compra de livros para a respetiva biblioteca ou para ações que visem a promoção do livro e da leitura junto da comunidade escolar.


Todos os alunos cuja leitura tenha sido premiada terão também a possibilidade de frequentar gratuitamente uma formação de leitura em voz alta, ministrada por Rodolfo Castro.