Cristina Taquelim

Cristina Taquelim licenciou-se em Psicologia Educacional e fez Pós-Graduação em Ciências Documentais. É Mediadora de Leitura e Técnica assessora da Administração Local na Biblioteca Municipal de Beja, onde é responsável, a par dos projetos continuados de mediação da leitura, pelos programas de Narração Oral na Biblioteca, as Palavras Andarilhas e as Mil e Uma Noites Mil e uma Histórias.

Figura de referência no panorama nacional, tem apresentado diversas comunicações em colóquios e congressos sobre mediação e dinamizado oficinas nesta área. Desenvolve desde 1995 atividade como narradora, tendo trabalhando com públicos de todas as idades e participado em diversos encontros em Portugal, Brasil, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Espanha e Argentina.

Com o apoio do PNL2027 desenvolveu a Oficina Transumâncias Leitoras

Transumâncias Leitoras

Oficina de leitura e escrita que se desenvolve em torno de sessões de 90 minutos e onde se pretende criar contextos de escuta e reflexão sobre a palavra da oratura e literatura e apoiar o desenvolvimento de mecanismos de compreensão leitora. As sessões cruzam o performativo, o diálogo sobre o escutado e lido, dinâmicas de leitura em voz alta e dinâmicas de escrita com vista à apropriação de significado. Pretende-se cruzar diferentes linguagens | diferentes tipologias de textos. As sessões orientadas visam construir itinerários de leitura apoiados em contos, microficção, poesia - identificando os gatilhos que potenciam a receção dos grupos.

Livros Recomendados pelo PNL2027

 Avó de coração

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura