Página Inicial > Leituras > Sugestões > Do telemóvel para o mundo : pais e adolescentes no tempo da internet

Do telemóvel para o mundo : pais e adolescentes no tempo da internet
Daniel Sampaio

 

Título:

Do telemóvel para o mundo : pais e adolescentes no tempo da internet

Autor:

Daniel Sampaio

Ilustrador:

-----

Editor:

Caminho

 

 

 

 

Do telemóvel para o mundo: Pais e adolescentes no tempo da internet é uma proposta diferenciada sobre um tema que, “pela primeira vez na história das famílias, os filhos sabem mais do que os pais”.

Livre de preconceitos e distante do registo de “manual de cabeceira para pais”, este livro é (como deve ser) apenas um instrumento para pensar as tecnologias e a internet como um ponto de encontro e não como um ponto de conflito. Assumindo que não há adolescência nem relação com o mundo sem telemóvel, e que a gestão do telemóvel e da internet se transformou num novo conflito por colocar em desequilíbrio a autoridade dos pais, o autor apresenta o universo digital como uma oportunidade de partilha e de diálogo, através de uma parentalidade construtiva, assente na confiança e no respeito.

Contra as espreitadelas e o uso de filtros, a favor de um quotidiano de amor firme e de persistência tranquila, Daniel Sampaio advoga o lugar dos “diálogos de pequena duração, tantas vezes imprevistos e improváveis, mas que podem ser carregados de significado”. Este livro começa por deter-se sobre fatores e circunstâncias que influenciam o processo adolescente no seu percurso para a autonomia e a identidade, avança com um capítulo dedicado ao processo dos pais dos adolescentes, caminhantes “no meio de dúvidas, erros e inseguranças” e, num discurso livre de catástrofes, propõe referências educativas a propósito do quotidiano das famílias. Temas como a sexualidade, a internet e as redes sociais, o álcool e as drogas, são explorados. Duas secções acompanham o livro no âmbito daqueles temas: “Para pensar”, que sistematiza dados, conhecimentos e acontecimentos relevantes; e “Perguntas e Respostas”, que apresenta histórias verídicas de famílias e cria terreno para pais encontrarem respostas em conjunto com os seus filhos.

Conviver, explicar, contextualizar e negociar, com confiança e amor firme é a proposta maior deste livro

Ver