Então, morde?
Jean Gouronas

 Então, morde? 

Título:

Então, morde?

Autor:

Jean Gouronas

Ilustrador:

Jean Gouronas

Editor:

Bizâncio

A história começa, de forma aparentemente simples, na superfície gelada. O pinguim pesca, solitário, num buraco aberto no gelo. Paciente, espera que o peixe morda o isco. No entanto, o seu sossego não dura muito. Pouco a pouco, vão chegando amigos e conhecidos. Juntam-se à sua volta. Todos sabem uma coisa importante que o pinguim desconhece e, por isso, partilham interrogações e dúvidas, num crescendo de perplexidade. Atentos, procuram perceber o motivo pelo qual o peixe continua sem morder. O pinguim, julgando ouvir qualquer ruído vindo do fundo da água, pede-lhes silêncio...

Se os habitantes da superfície gelada descobrissem o mistério da alegria dos peixes ficariam, ainda, mais desconcertados. Afinal, talvez não seja verdade, para todos, o ditado: “Quem espera sempre alcança!”

O texto alterna as perguntas, repetitivas e ingénuas, com os comentários incrédulos ou as reações que se avolumam. Ao vocabulário conhecido aliam-se as palavras novas, vindas do mundo polar – os animais e o habitante humano - e dos sentimentos, por isso, potenciadoras da imaginação.

As duplas páginas, com ilustrações minimalistas, dominadas por cores discretas e pela expressividade das personagens – acima e abaixo do nível da água – contribuem para o final divertido, questionador para crianças e adultos.

Ver

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura