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Módulo 1

Adultos a Ler+<br>Módulo 1
Adultos a Ler+
Módulo 1
Formação

O sistema e-elearning sobre estratégias de promoção da leitura funciona do seguinte modo: cada grupo de aulas possui um vídeo principal, na janela maior e um conjunto de vídeos complementares. A janela dos vídeos associados "ilumina-se" quando se aborda o tema e o formando é livre de seguir as sugestões dos vídeos complementares. Na base do sistema modular existe um conjunto de documentos e diapositivos que complementam a informação de cada aula.

Autoria dos vídeos: Carlos Silvestre

Módulo 0 - Tutorial

Como utilizar o sistema de e-learning do PNL.


Módulo 1 - Adultos a ler+

O Plano Nacional de Leitura decidiu implementar este programa ao constatar que aumenta progressivamente o número de pessoas que tendo adquirido os mecanismos da leitura e da escrita quase esqueceram a sua prática. Dizem os especialistas que esses conhecimentos se fossilizaram quer dizer, são técnicas que o cérebro não esqueceu totalmente mas é com dificuldade que as utiliza na vida corrente.

 

Aula 1 - Apresentação do Programa

 

 

 Aula 2 - Plano Nacional de Leitura para Adultos

A política de promoção da leitura a nível nacional não pode ignorar a população adulta que em Portugal apresenta um perfil de literacia reconhecidamente frágil. As recomendações internacionais e a investigação sobre os efeitos da literacia no desenvolvimento económico têm apontado a imperiosa necessidade de que se desenvolvam programas intensivos para elevar os níveis de literacia dos adultos portugueses.


 

Aula 3 - Conceito de Educação e Formação de Adultos

Este programa “Adultos a Ler+” é vocacionado para trabalhar com públicos adultos importa saber e ter presente alguns conceitos: desde logo O que é ser adulto? Quando se é adulto?


Aula 4 - Público-alvo das formações

Neste módulo analisamos os interesses e necessidades (ou vice-versa) do perfil específico de cada jovem ou adulto, e ter em conta os fatores que os motivam / desmotivam e o que devemos fazer.


Aula 5 - A aprendizagem no adulto

Aprender é um processo ativo que exige de todos concentração, interesse e motivação. Por isso, com adultos, mais do que “estar presente” exige-se-lhes participação, cooperação e envolvimento, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, a melhoria qualitativa dos processos operativos e uma mudança de comportamentos.


Aula 6 - Qual o perfil que deve ter o Professor / Formador / Mediador / Técnico na EFA?

Sem querer dar qualquer tipo de receita devemos, antes de tudo, adoptar uma postura pedagógica baseada na busca dos caminhos que conduzam a uma formação da qual se possa dizer “colhi ou estou a colher bons frutos”. O Formador/Professor/Mediador/Técnico de ORVC tem de ser a pessoa que acredita que a Educação/Formação é o elemento fundamental para a mudança.


Aula 7 - Princípios gerais da Pedagogia da EFA

A pedagogia da educação e formação de adultos (EFA) deve ser: uma pedagogia à volta da mesa e dos porquês refletidos … de aprendizagens. 

Esta pedagogia exige que se favoreça o diálogo, a discussão, a troca de saberes/experiências num clima de educação mútua.

Aula 8 - Metodologia / Métodos

De uma forma simplista diria que o conceito de Método se explica pelos objetivos definidos e os resultados atingidos, após se ter realizado um determinado percurso/caminho. Isto é, entendemos por método o conjunto de formas e técnicas, que obedecendo a certos princípios e a uma determinada ordem, torna mais eficiente o processo de aprendizagem.


Aula 9 - Estratégias, atividades e materiais

A estratégia para a leitura e literacia deve ser encarada como um ato e não como uma mera atividade ou seja, as estratégias que temos de encontrar neste processo pretendem atingir um objetivo com a leitura, onde esta tem de ser trabalhada como modo de aprendizagem e desenvolvimento permanente e não como resultado de uma atividade.


Aula 10 - Avaliação na EFA

Falar de avaliação na EFA em geral e neste processo de leitura e literacia em particular é falar, sobretudo e só de Avaliação não formal; informal. A avaliação é sempre um elemento estruturante de qualquer projeto de intervenção e por isso deve ser prevista desde o início.

 

 Outros documentos:

Agenda da Educação para Adultos

Conselho Europeu

Nova agênda de competências para adultos

Referenciais Europeus de Língua

EPALE

Plataforma electrónica para a Educação de Adultos na Europa