Happy Readers
Happy Readers
Uma iniciativa da McDonald's com o apoio do PNL2027

Desde 2019, na compra de um Happy Meal, a McDonald’s oferece um livro exclusivo, como alternativa à oferta de um brinquedo, num total de 12 livros colecionáveis. Esta iniciativa global da marca Happy Meal Readers visa promover os hábitos e o prazer da leitura em família de uma forma divertida, contando, em Portugal, com o apoio do PNL2027. 

 

No mês em que se assinala o Dia Mundial da Literacia (8 de setembro), o programa Happy Meal Readers reforça a aposta na leitura em família com o lançamento de dois novos volumes da coleção “Os Minidetetives”. Os livros 5 e 6 – Porque cintilam as estrelas? Os animais conseguem caminhar sobre a água? – foram lançados a 10 de setembro em todos os restaurantes McDonald’s no país. As novidades estendem-se ao canal de Youtube da McDonald’s Portugal, onde será divulgado o terceiro episódio da série de vídeos educativos “Happy Meal Readers”.  

Apresentada no início de 2021, a coleção “Os Minidetetives, da autoria de Cressida Cowell, transporta os leitores, ao longo de 12 livros, para as aventuras da família de Minidetetives na procura de respostas a grandes curiosidades da Natureza. As novas histórias desta coleção vão ganhar vida também no digital, onde as famílias podem viver as aventuras de “Os Minidetetives” através dos conteúdos interativos e didáticos disponibilizados na Happy Meal App.  

No decorrer deste ano, a McDonald’s Portugal lançou ainda no seu canal de Youtube uma série de vídeos dedicados ao tema da literacia infantil. Em cada episódio, o embaixador do Programa Happy Meal Readers – Francisco Garcia – convida especialistas de áreas como educação e saúde infantil para conversarem sobre a importância da leitura no desenvolvimento e bem-estar das crianças. Destinados a pais e educadores, estes vídeos têm como objetivo debater e partilhar estratégias para incrementar hábitos de leitura nos mais novos.  

Os primeiros episódios desta minissérie contam com a análise das especialistas Teresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura, para debater a importância de hábitos de leitura nos mais jovens, e de Joana Martins, pediatra, para abordar a necessidade de se manter uma rotina de partilha e aprendizagem em família durante o verão. O regresso às aulas será tema central do terceiro episódio, que irá contar com o ponto de vista da psicóloga infantil, Marta Marques.  

 

 

Leia 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura