Página Inicial > Ações > Projetos > Leitura, Escrita, Tecnologias Digitais

Leitura, Escrita, Tecnologias Digitais
Leitura, Escrita, Tecnologias Digitais
Partilha de boas práticas

O Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) contempla no seu Quadro Estratégico o propósito de  aprofundar o potencial da literacia digital na promoção das competências da leitura e da escrita. Além disso, pretende alargar a presença e a projeção mediática da leitura e da escrita associando-as às ciências, às humanidades, às artes e às tecnologias digitais.

Assim, e no âmbito da celebração europeia Codeweek, o PNL2027 lançou esta iniciativa com o objetivo de identificar e difundir práticas de qualidade que desenvolvam as competências de leitura e de escrita com a mediação da tecnologia. 

Convidam-se os interessados a registarem práticas de qualidade desenvolvidas ou em desenvolvimento, através do preenchimento de um simples formulário. As experiências que respondam ao solicitado terão destaque no portal PNL2027 e serão difundidas nos diversos canais do Plano Nacional de Leitura.


 Formulário de registo


  • Alargamento dos públicos-alvo

    Leituras Autónomas

    Ana Paula Vaz Loureiro, Colégio Vasco da Gama, Sintra.

    Leia
  • Dia Mundial da Leitura em Voz Alta - projeto colaborativo de escrita e leitura
    Ana Cristina Ribeiro, Escola Básica 2, 3 Cego do Maio, Póvoa do Varzim.
    Leia
  • Grandma stories in 2030
    Maria Silva, Escola Básica Integrada de Ferreiras de Aves, Viseu.
    Leia
  • Trabalho com texto narrativo
    Maria do Carmo Pereira Oliveira, Agrupamento de Escolas de Aurélia de Sousa, Porto.
    Leia
  • Estímulo e apoio à consolidação do trabalho colaborativo com as bibliotecas
    Contos Digitais
    Bruno Cardina, Escola Básica 2/3 Dr. Fortunato de Almeida, Nelas.
    Leia
  • Estímulo e apoio à consolidação do trabalho colaborativo com as bibliotecas
    A leitura e o pensamento computacional, a programação e a robótica no 1.º CEB
    Sílvia Raquel Prieto e Menezes, Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja, Odivelas.
    Leia
  • Colocação da leitura e da escrita no centro da escola
    Criação de Histórias Digitais
    Marina Carreiras, Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, Cascais.
    Leia
  • Mobilização de pessoas qualificadas, experientes, criativas e inovadoras
    Code...era uma vez
    Liliana Manuela Cruz Melo, Escola Básica Dr. Abranches Ferrão, Seia.
    Leia
  • Levantamento, realização e disseminação de estudos científicos
    Descrição de paisagem
    Lucinda Dias, Escola Básica Carlos Gargaté, Almada.
    Leia
  • Exploração da Web como espaço de partilha, difusão e comunicação
    Sugestões de leitura
    Lucinda Dias, Escola Básica Carlos Gargaté, Almada.
    Leia
  • Exploração da Web como espaço de partilha, difusão e comunicação
    Verificação de leitura
    Lucinda Dias, Escola Básica Carlos Gargaté, Almada.
    Leia
  • Maleta Pedagógica
    Maleta Pedagógica "ConTIC"
    Sílvio Maltez, EB1 Mem Martins n.º2, Sintra.
    Leia