Leitura, Escrita, Tecnologias Digitais
Leitura, Escrita, Tecnologias Digitais
Cenários de Aprendizagem

O Plano Nacional de Leitura 2027 contempla no seu Quadro Estratégico o propósito de aprofundar o potencial da literacia digital na promoção das competências da leitura e da escrita. Além disso, pretende alargar a presença e a projeção mediática da leitura e da escrita associando-as às ciências, às humanidades, às artes e às tecnologias digitais. Deste modo, lançou, em 2018, esta iniciativa com o objetivo de identificar e difundir práticas de qualidade que desenvolvam as competências de leitura, escrita e literacia digital com a mediação da tecnologia.

Assim, e no âmbito da celebração europeia Codeweek, o PNL2027 lançou, em 2018, esta iniciativa com o objetivo de identificar e difundir práticas de qualidade que desenvolvam as competências de leitura, escrita e literacia digital com a mediação da tecnologia. Foram até ao momento identificadas mais de seis dezenas de práticas que desenvolvem a literacia digital e promovem aprendizagens ao longo de todos os ciclos de ensino e no contexto das bibliotecas e que, assim, poderão ser tomadas como exemplo ou replicadas por outros profissionais.

Mantemos o convite a todos os interessados para que continuem a registar cenários de aprendizagem desenvolvidos ou em desenvolvimento, através do preenchimento de um simples formulário. As experiências que respondam ao solicitado terão destaque no portal PNL2027 e serão difundidas nos diversos canais do Plano Nacional de Leitura 2027.


 Formulário de Registo

Cenários já registados:


1    |    2     |    3   |    4    |    5    |    6     |   7    |   8   |   9   |  10   |   11   |  12   |   13   |   14    |   15   |   16   |   17   |  18   |   19   |   20    |   21   |   22   |   23  |   24   |    25   |    26   |   27   |   28


 

  • 280
    A menina do mar - ERE - Gamificação
    Cindy Santos, Ensino Português no Estrangeiro, Suíça
    Leia
  • 279
    Pseudociência, humor e pensamento crítico - Filosofia, 11.º ano  - Aprendizagem invertida
    Sara Raposo - A.E. Dra. Laura Ayres, Quarteira
    Leia
  • 278
    “O Sapo e o Estranho”: uma viagem/imagem interativa - 1.º Ciclo e Filosofia para crianças - Gamificação
    Sara Raposo, A.E. Dra. Laura Ayres, Quarteira
    Leia
  • 277
    A Menina do Mar - Gamificação
    Elisabete Moreira - Ensino Português no Estrangeiro
    Leia
  • 276
    Mystery Land - Gamificação
    Vanda Cristina Marques C. Nunes,  E.B. 2, 3 Dr. Garcia Domingues / A.E. de Silves, Silves
    Leia
  • 275
    Webquest: Eugénio de Andrade - o Homem e a Poesia  - Colaboração
    M.ª José Borges de Melo Nogueira, E.B. Penafiel Sul - A.E. Joaquim de Araújo, Penafiel
    Leia
  • 274
    Webquest: Os Piratas - Colaboração
    Célia Louro,  EBI do Esteval, Montijo
    Leia
  • 271
    Webquest: Vanessa vai à Luta  - Colaboração
    Mafalda Pires, A.E. Poeta António Aleixo, Portimão
    Leia
  • 272
    Webquest: Considerações do Poeta - Colaboração
    Eunice Grilo,  A.E de Albufeira
    Leia
  • 271
    Webquest: O movimento de rotação e de translação da Terra  - Colaboração
    Inês Ribeiro, A.E. Professor Armando Lucena, Malveira
    Leia
 

1    |    2     |    3   |    4    |    5    |    6   |   7    |   8   |   9   |  10    |   11   |  12   |   13    |   14   |  15   |   16   |   17   |   18   |   19   |   20    |   21   |   22   |   23  |   24   |    25   |    26   |   27   |   28


 

Como Pesquisar?

    Se deseja pesquisar nesta Base de dados, aceda a esta hiperligação e siga os seguintes passos: 1. Menu "Dados"; 2. Escolher "Vista de Filtro"; 3. Clicar em "Aplicar nova vista de filtro". Desse modo, em cada coluna (válido para "Área curricular", "Metodologia" e "Nível de escolaridade"), poderá escolher a informação que deseja filtrar.


 

SEMINÁRIOS:

 

 


LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura