Ler+ dá Saúde
Ler+ dá Saúde
Programa de literacia emergente e familiar

O Programa Ler+ dá Saúde tem por principal objetivo promover a literacia e a saúde dos mais jovens através do aconselhamento, por médicos e enfermeiros, da leitura em família e da sua prática regular com as crianças entre os 0 e os 6 anos, entendendo esta prática como fundamental a um crescimento saudável e integral.

Após interrupção devido à pandemia, o Programa retoma o seu dinamismo, anunciando quatro novas iniciativas a partir do Outono:

Oferta de um livro às crianças dos 6 aos 24 meses inscritas nas Unidades de Saúde aderentes (US), mediante a entrega da respetiva “receita” de leitura, prescrita na consulta de saúde infantil pelo profissional de saúde, numa farmácia próxima da US.

Os livros, identificados com uma cinta do Ler+ dá Saúde, serão distribuídos com o apoio da Associação Nacional de Farmácias e da Associação de Distribuidores Farmacêuticos.

Implementação do estudo da Behavioural Insight Team junto das famílias pertencentes às ARS do Centro, LVT e Alentejo, com o objetivo de conhecer as melhores estratégias e intervenções para promover o envolvimento dos pais na leitura com os filhos, contribuindo para uma monitorização e avaliação mais robustas do Ler+ dá Saúde.

O estudo, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, envolverá a oferta às crianças dos 6 aos 24 meses de um livro remetido às famílias via CTT e o envio de mensagens sms com informações sobre literacia emergente.

Lançamento da formação “Ler+ dá Saúde: promover a literacia emergente e familiar”, dirigida aos profissionais das US inscritas no Ler+ dá Saúde.

Esta formação online, com oito módulos e uma duração prevista de dois meses tem por objetivos sensibilizar os profissionais de saúde para o valor das práticas de literacia em família, apoiar os médicos e enfermeiros na dinamização e implementação do Programa Ler+ dá Saúde e partilhar conhecimentos e instrumentos nos domínios da literacia emergente e familiar.

Divulgação de um vídeo de promoção do Ler+ dá Saúde, destinado a ampliar o conhecimento sobre o Programa junto dos profissionais de saúde e do público, em geral.

Este vídeo, produzido pela Fundação Aga Khan, terá a sua primeira mostra no quadro da formação antes referida e será amplamente disseminado a partir do YouTube.

_______________________________________________________

 

O Ler+ dá Saúde mantém o convite a todas as US do país para que façam a sua inscrição neste programa único de promoção da literacia emergente e familiar.

As Unidades aderentes recebem uma caixa com livros infantis adequados a cada um dos níveis etários, brochuras com informação para os profissionais de saúdemetros desdobráveis para os pais com indicações práticas para a leitura com as crianças.

 

O Programa Ler+ dá Saúde conta com a parceria da Direção Geral de Saúde, da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa,  da Fundação Aga Khan e da da Associação Nacional de Farmácias. Tem o patrocínio da Porto Editora e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Associação de Distribuidores Farmacêuticos.

 

 

Parcerias e apoios

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura