Ler no Jardim
Ler no Jardim
Educação pré-escolar

Ler no Jardim é um projeto de parceria entre o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e a Associação para a Educação Artística e as Literacias (Avoar) para a implementação do Programa de Literacia Emergente (PROL), em catorze salas de Jardim-de-infância da SCML, no ano 2018/19.

PROL é um programa que promove competências de literacia, garantindo um relacionamento regular, precoce, positivo, afetivo e sólido com a linguagem literária, com o livro e com a leitura, visando a interiorização de hábitos de leitura e de escrita.

O programa desenvolve-se através de atividades e experiências de comunicação e interação focalizadas no desenvolvimento das várias dimensões da linguagem, aliando, numa só proposta com naturalidade e artisticidade, o prazer do jogo a todas as artes e áreas de formação contempladas nas orientações curriculares para a Educação Pré-Escolar. Linguagem e literatura surgem interligadas com a música, com as artes visuais, com a expressão dramática e com o movimento.

O PROL recorre a materiais com qualidade estética, pedagógica e editorial (livros de géneros literários e formatos diversos, objetos, instrumentos musicais, e outros materiais), bem como a técnicos com competência e experiência nos domínios literário, artístico, musical e gestual, para captar e trabalhar nuances expressivas, componentes comunicativas e dimensões linguísticas.


Assinatura do Protocolo:

 Leia o Protocolo


logos 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura