Página Inicial > Livros PNL

Clube de Leitura PNL 2027
Clube de Leitura PNL 2027
Junta-te a nós!

Atualmente, a leitura literária e individual tem vindo a dar lugar à leitura plural e social. Cada vez mais os espaços de leitura são híbridos e o digital induz-nos a novas dinâmicas de leitura. Assim, a equipa do PNL2027 quer proporcionar a todos os leitores um novo espaço de leitura – O Clube de Leitura PNL2027 a ler! 

Destina-se a todos que gostam de ler e de livros. Juntos, vamos descobrir, partilhar reflexões e inquietações a partir de uma experiência de leitura de um livro recomendado pelo PNL2027.

Junta-te a nós!

O Clube de Leitura PNL2027 irá funcionar na rede social Goodreads. Trata-se de uma rede de “catalogação social”,  mas também é possível pesquisar livros, seguir as páginas dos autores, acompanhar as leituras dos nossos amigos, atribuir uma pontuação a cada livro lido, recomendar livros aos amigos e partilhar um comentário sobre os livros que lemos. Podemos ainda colocar o livro que estamos a ler, atualizando o progresso de leitura, estabelecer desafios de leitura ou criar listas de livros. Experimenta! Entra na nossa rede PNL2027 a ler!


Livros que andamos a ler


7.ª Sessão do Clube de Leitura - PNL2027 a ler!

Outubro de 2020

A Biblioteca à Noite

Ao construir a sua mítica biblioteca com mais de 40 mil livros num antigo presbitério em França, Alberto Manguel debateu‑se com as mesmas questões de qualquer bibliotecário doméstico: dividir por línguas? Usar a ordem alfabética? Agrupar por géneros? Mesmo que não existam respostas certas, neste livro Manguel conta pelo menos as melhores histórias: há bibliotecas públicas com secções como Esgotos: Obras Seleccionadas, e bibliotecas privadas onde, alfabeticamente, os amigos‑escritores Borges e Bioy Casares ficam lado a lado. Há bibliotecários corajosos que alteram registos de requisição para salvar livros, e livros corajosos que salvam homens torturados. Há livros perdidos, livros proibidos, livros digitais, livros que ficam numa prateleira demasiado alta e livros imaginados — mas todos ocupam um espaço e enchem estantes pelo mundo fora, tal como preenchem esta Biblioteca à Noite. ( sinopse da editora Tinta da China)

«Noites há em que sonho com uma biblioteca inteiramente anónima em que os livros não têm títulos nem ostentam autores, formando uma corrente narrativa contínua. Nessa biblioteca, o herói d’O Castelo embarcaria no Pequod, em busca do Santo Graal, acostaria numa ilha deserta e, usando fragmentos dados à costa, reconstruiria a sociedade a partir das suas ruínas, relataria o seu primeiro encontro centenário com o gelo e recordaria, em penoso pormenor, como se recolhia cedo à cama.»

— Alberto Manguel


6.ª Sessão do Clube de Leitura - PNL2027 a ler!

Setembro de 2020

à espera no centeio


A voz do seu protagonista, o anti-herói Holden Caulfield, encontrou eco nos anseios e angústias das camadas mais jovens, tornando-o numa figura icónica do inconformismo. Da mesma forma, os temas da identidade, da sexualidade, da alienação, e do medo de existir, tratados numa linguagem desassombrada e profundamente original, fizeram de The Catcher in the Rye um símbolo da contracultura dos anos 50 e 60. Mas, passados sessenta anos sobre a sua primeira publicação, vendidos mais de 65 milhões de exemplares em quase todas as línguas, e instituído marco incontornável da literatura mundial, À Espera no Centeio mantém toda a atualidade e a frescura da rebelião.

Leia e participe no Clube de Leitura do PNL2027 – a ler!

 

5.ª Sessão do Clube de Leitura - PNL2027 a ler!

Agosto de 2020

"O mundo é um livro, e aqueles  que não viajam lêem apenas a primeira página. Um pequeno passo é já uma página em frente." 

 Saiba mais sobre Jalan Jalan aqui 

Jalan Jalan

 

4.ª Sessão do Clube de Leitura - PNL2027 a ler!

Julho de 2020

4 sessão

 

Romance fascinante e inovador que relata a vida de Brás Cubas. Partindo da sua morte, o narrador, Brás Cubas, regressa à infância e descreve o desenrolar da sua vida, os seus amores e desamores, os seus sucessos e reviravoltas, penetrando no mais profundo de si mesmo e das personagens com que se vai cruzando. Numa escrita com humor, fino e subtil, vivacidade, cheia de detalhes e argúcia, sem auto complacência, cria um belo retrato da sociedade de então. As convenções, falsidades, ambições, a mesquinhez disfarçada de grandeza são-nos reveladas de uma forma que envolve e apaixona os leitores.

 

3.ª Sessão do Clube de Leitura - PNL2027 a ler!

Junho de 2020

Luanda_Djaimilia

 

Luanda, Lisboa, Paraíso é uma dura viagem da miséria humana, de cruzamentos geográficos, da metamorfose humana. Palavras poderosas, elegantes e de grande sensibilidade narram a história de Cartola de Sousa, parteiro num hospital em Luanda, e Aquiles, seu filho, nascido com um calcanhar defeituoso. Ambos viajam para Lisboa, nos anos 1980, para que o rapaz possa ser submetido a tratamentos médicos.


2.ª Sessão do Clube de Leitura - PNL2027 a ler!

maio de 2020

1984

1.ª Sessão do Clube de Leitura - PNL2027 a ler!

abril de 2020

Ordesa


O romance, com pendor autobiográfico, retrata a catarse de um homem que enfrenta problemas de álcool, a morte dos pais e um divórcio. A história pessoal tem ligações invisíveis com a história de Espanha.

Ordesa de Manuel Vilas. El libro más elogiado de 2018


 

Maio 2020


Regulamento do Clube de Leitura PNL2027 a Ler!


I. O mesmo livro suscita quase sempre diferentes interpretações e vivências por isso para cada sessão haverá um livro e um tema que servirá de tópico para discussão;

II. Em cada sessão, cada membro do clube, deverá propor um pequeno excerto que mais prazer lhe deu ler;

III. A partir da obra lida, poderá chamar à discussão outros livros, filmes, peças de teatro, músicas, notícias, etc. relacionados com o tema do livro proposto no mês. No entanto, não se deverá perder o foco do livro do mês;

IV. O clube funcionará através de sessões assíncronas;

V. Mensalmente será apresentado um livro que conste nas recomendações do PNL2027;

VI. Cada membro do clube deverá ler o livro indicado para cada mês;

VII. Haverá um moderador, um elemento da equipa do PNL, que dinamizará as sessões;

VIII. O clube funcionará no Goodreads, no dia e hora a que desejar;

IX. Os membros do clube devem respeitar-se mutuamente e cumprir as regras básicas de boa convivência.

 

Participe! Visite o Clube de Leitura - PNL2027 a ler!, no Goodreads