Ler+ Qualifica
Ler+ Qualifica
2021

Convidam-se as escolas e Centros Qualifica à consulta das orientações e à apresentação de uma candidatura 2021 no formulário do portal do PNL2027, fomentando o crescimento dessa rede de CQ a Ler+ até 31 de dezembro.

Ler + Qualifica é um projeto lançado pelo Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027) e a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP I.P.) dirigido à população adulta que frequenta processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), percursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) ou Formações Modulares (CB, FM e PFOL), com o objetivo de desenvolver e reforçar hábitos de leitura e escrita. desenvolver a literacia funcional e instrumental dos adultos, mas também a literacia literária.

Este projeto decorre desde 2017 e reúne agora 77 Centros Qualifica. Intregrado no programa Adultos a Ler, o Ler + Qualifica fortalece a sua rede de atuação, granjeando reconhecimento público ao divulgar as atividades e as dinâmicas de cada Centro Qualifica à comunidade. Pretende inspirar os adultos a inscreverem-se em percursos de aprendizagem formal ao longo da vida e motivar os formadores, as escolas/centros qualifica e os parceiros externos envolvidos a desenvolverem dinâmicas de promoção das literacias na população escolar adulta. 

Tendo em conta os desafios e os constrangimentos da pandemia Covid 19, apela-se à definição de um projeto de expressão tendencialmente mista, presencial e digital, e valorizadora da comunicação digital entre os participantes e a sociedade.

Para mais informações, contactar isabel.marques@pnl2027.gov.pt.

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura