DivArt City – reinventar contextos
DivArt City – reinventar contextos
Agrupamento de Escolas de Pombal

O projeto DivArt City – reinventar contextos tem como entidade coordenadora o agrupamento de Escolas de Pombal (AEP) e como entidades parceiras o Município de Pombal, o Teatro Amador de Pombal, a Pombal TV, a Rádio Clube de Pombal, a FabrikArts, a DanSpirit, o Conservatório de Música David de Sousa e a Escola de Música de Santiago de Litém, São Simão e Albergaria dos Doze.

 

“Mulheres Cientistas”;

“As Árvores comunicam”.

“O Bom da Fita”;

“AEP dá cart@s a Ler com Eco-frases”;

 DivArt City

DivArt City em Movimento com o Teatro Amador de Pombal

 

Natal em Grande com Leituras em Miniatura

Natal em Grande com Leituras em Miniatura


No âmbito do projeto “DivArt City – reinventar contextos”, alunos do 8ºA e do 9ºC, do Agrupamento de Escolas de Pombal, apresentaram “Natal em Grande com Leituras em Miniatura” dando voz a trabalhos alusivos a esta quadra festiva e emitidos na Rádio Clube de Pombal, entre os dias 22 e 25 de dezembro de 2019. 

Os responsáveis são Fernanda Gomes (professora bibliotecária do AEP), Nelson Pedrosa (coordenador da Biblioteca Municipal de Pombal), com a participação do corpo docente do AEP, Biblioteca Escolar, Centro Qualifica e Unidade da Educação do Município de Pombal.

Partindo dos interesses e necessidades dos jovens, o projeto visa promover, com as várias instituições e coletividades culturais do concelho, um conjunto de ações que visam dotar estes jovens das ferramentas necessárias para a concretização de vários projetos multidisciplinares e artísticos (vídeo, dança, música, leitura e escrita), envolvendo e sensibilizando um público mais alargado para as diferentes formas de ler/interpretar o mundo, valorizando o local, sem deixar de projetar para o global.

O grupo de alunos dinamizador do projeto é constituído pelos alunos do ensino articulado (Conservatório David de Sousa, Pombal) do 8.º e do 9.º ano.

Serão convidados a participar os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário do AEP: Associação de Estudantes; alunos do Centro Qualifica; turma de 10.º ano (Artes); num segundo momento, serão convidados os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do secundário dos vários agrupamentos de escolas do concelho de Pombal.

O projeto tem como público toda a comunidade do concelho de Pombal.

Os espaços de realização das atividades serão, além dos espaços escolares, o mercado, o coreto, alguns monumentos, largos e jardins. Ao nível formativo, iremos recorrer aos espaços das várias entidades parceiras, Biblioteca Municipal de Pombal e Escola Secundária de Pombal. A apresentação dos resultados de cada momento do projeto incidirá no Dia da Educação, a decorrer no Auditório Municipal ou Teatro Cine.

O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, compreende, entre outras, ações de formação com os vários parceiros, dramatizações, ações de promoção da leitura através da arte urbana e da rádio e televisão locais, performances musicais, bem como a produção de um vídeo e de um livro, no terceiro momento do projeto.

A divulgação partirá das seguintes hiperligações:

Agrupamento de Escolas de Pombal

Município de Pombal

Biblioteca Municipal de Pombal

Rede de Bibliotecas de Pombal 

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura