Enredos de Meter Medo
Enredos de Meter Medo
Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira (Torres Vedras)

O projeto Enredos de Meter Medo tem como entidade coordenadora a Escola Secundária Henriques Nogueira (ESHN) e como entidades parceiras a Câmara Municipal de Torres Vedras | Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino e a Associação Cultural MusicÀlareira.

Os responsáveis são: Rosário Lucas, Paula Viegas, Paula Vilela, Filomena Lopes, Eduarda Mota (ESHN), Ana Meireles (Câmara Municipal de Torres Vedras | Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino) e Ruben Monteiro (MusicÀlareira).

Usando o livro e a leitura como indutores de novas linguagens artísticas, em que se enquadram a ilustração, a música, a leitura em voz alta e o cinema de animação, o projeto Enredos de Meter Medo tem como finalidade despertar, nos jovens entre os 14 e os 20 anos, o prazer de ler.

Partindo da leitura de um livro e participando em oficinas de leitura e escrita criativa, criação de guião cinematográfico, recolha sonora de vozes, musicalização de filmes e animação de figuras, os jovens criam, como objeto final, um filme de animação. 

Conheça o storyboard da curta-metragem de animação O MURO e o story board de A Vespa.

O grupo de alunos dinamizador do projeto é constituído por uma turma de Artes Visuais e por uma turma do Curso Profissional de Multimédia. A estes alunos juntar-se-ão, como participantes, outros alunos da ESHN.

O projeto tem como público todos os alunos da ESHN e a comunidade.

Os espaços de realização das atividades são a ESHN, a Associação Cultural MusicÀlareira e a Fábrica das Artes – Casa Jaime Umbelino.

O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, compreende, entre outras atividades, sessões de formação, oficinas de leitura e de escrita criativa, trabalhos de ilustração, elaboração de um guião cinematográfico, produção de curtas-metragens de animação e das respetivas bandas sonoras.

A divulgação partirá das seguintes hiperligações:

Canal HN Booktubers

Facebook das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira

Facebook da Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino

Linha temporal:

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura