Fanzine A António Arroio
Fanzine A António Arroio
Escola Artística António Arroio (Lisboa)

O projeto Fanzine A António Arroio teve como entidade coordenadora a Escola Artística António Arroio (EAAA) e como entidades parceiras a Junta de Freguesia da Penha de França e a Câmara Municipal de Lisboa.

Os responsáveis foram Vasco Parracho, Hélder Castro e Iva Lima.

O projeto Fanzine A António Arroio foi um projeto interdisciplinar de banda desenhada e Ilustração, sobre a EAAA, cujo resultado final foi uma coleção de livros. Além do lançamento dos livros, realizaram-se conversas com convidados (ex-alunos como José Ruy, Eugénio Silva e José Garcês) e exposições das produções gráficas dos atuais alunos. 

Tendo como contexto a celebração dos 100 anos da fundação da Escola de Artes Aplicadas de Lisboa, que deu origem à Escola Artística António Arroio, pretendeu-se estabelecer ligações entre o passado, o presente e o futuro da escola, através da passagem do testemunho pessoal oral, escrito e artístico de ex-alunos para os atuais. 

Fanzine 1 volume

Leia o 1.º volume

 

O conjunto das várias histórias que constituiram o projeto tiveram a participação de alunos das turmas 11.º K, L e I do Curso de Design Comunicação. Outros alunos e ex-alunos foram convidados a participar nas atividades. Leia Confinamento em Quadrarinhos de Margarida Magriço, 2021 e Pictogramas de David 12L.

 

 

O projeto teve como público os alunos da EAAA e a comunidade.

Os espaços de realização das atividades foram a EAAA e outros espaços municipais e da freguesia.

 

Escola António Arroio em banda desenhada

Teresa Calçada, comissária do PNL2027, esteve presente no lançamento da Exposição Escola António Arroio em banda desenhada

Leia o artigo


O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, compreendeu um trabalho de planeamento e execução do projeto de banda desenhada e Ilustração, a produção de uma coleção de livros sobre a EAAA, com publicações faseadas ao longo de três anos, conversas com convidados e exposições das produções gráficas dos alunos.

 

Fanzine 1 volume

 

 

A divulgação partiu da seguinte hiperligação:

Escola Artística António Arroio

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura