Ler pera espertar engenhos curiosos
Ler pera espertar engenhos curiosos
Escola Secundária de Camões (Lisboa)

O projeto Ler pera espertar engenhos curiosos tem como entidade coordenadora a Escola Secundária de Camões (ESC) e como entidades parceiras o Monstra – Festival de Animação e O Espaço do Tempo.

 

Uma conversa com os jovens do "Ler pera despertar engenhos curiosos", julho 2021


Maria Gabriela Llansol: Um Encontro Imprevisto

 

 Etching My Book

 

A equipa responsável pelo projeto é constituída por Ângela Lopes (membro da Direção da ESC), Cristina Duarte (professora de Literatura Portuguesa da ESC), Maria Teresa Saborido (professora bibliotecária da ESC), Fernando Galrito (Monstra), Rui Horta (O Espaço do Tempo), Tamára Pinto (aluna da ESC, 12.º ano) e Constança Carvalheira (aluna da ESC, 10.º ano).

 

OFICINA AR.CO

 

ar.co

 Oficina de gravura ar.co

 

O Ler pera espertar engenhos curiosos centra-se na aquisição e consolidação de hábitos de leitura de textos de natureza diversa, com preponderância dos literários, e de escrita, motivados pela leitura ou pelo contacto com outros produtos artísticos contemporâneos. O projeto faz interagir três competências, leitura, oralidade e escrita, nas áreas da literatura, da dança, da fotografia e do cinema, pretendendo agregar projetos já existentes na Escola.


Conheça mais sobre esta atividade

 

O grupo de alunos dinamizador do projeto inclui, além das duas jovens que integram a equipa responsável, elementos da Associação de Estudantes e do Movimento Camões, assim como os alunos do curso profissional de Fotografia. Todos os alunos da ESC são convidados a participar.

O projeto tem como público a comunidade educativa da ESC.

Os espaços de realização das atividades são a ESC e outros a definir.

Etching my book é o resultado de um trabalho que envolveu a escrita de um texto (poesia ou prosa) e a sua ilustração, recorrendo a várias técnicas. Novamente esteve presente a parceria com a AR.CO. Num worshop, nas instalações da AR.CO, os alunos do 11º L puderam aprender várias técnicas, usar vários materiais para ilustrar o seu texto escrito em inglês. 

Estes trabalhos estiveram expostos na galeria, junto da Biblioteca Escolar, no final do 3º período e foram compilados neste e-book para um acesso mais rápido (aqui).

 

 

O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, inclui um concurso literário em português e inglês, tertúlias literárias, produção de vídeo, oficinas de escrita, oficinas que cruzam a literatura e o cinema de animação, o teatro, a dança, a música, bem como exposições e momentos de apresentação pública dos trabalhos realizados.

A divulgação partirá das seguintes hiperligações:

Blogue do Projeto

Escola Secundária de Camões

Facebook Escola Secundária de Camões

 

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura