Ler X Arte
Ler X Arte
Agrupamento de Escolas de Silves

O projeto Ler X Arte tem como entidade coordenadora a Escola Secundária de Silves (ESS) e como entidades parceiras a Casa-Museu João de Deus, Câmara Municipal de Silves, e o Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves.

Os responsáveis são Irene Ferreira (professora bibliotecária da ESS), Hélia Coelho (Casa-Museu João de Deus, Câmara Municipal de Silves) e José Mário Neves (Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves).

O Ler x Arte é um projeto de leitura em suporte multimodal ou tradicional, com dinâmicas regulares e ações de promoção da leitura em momentos de fruição estética e expressão escrita e artística. Este projeto envolve, além da leitura e da escrita, a fotografia, o vídeo, a banda desenhada, o teatro, a música, a poesia e as artes plásticas.

O grupo de alunos dinamizador do projeto é uma turma de Artes Visuais do 10.º ano.

As atividades estão abertas à participação de todos os alunos da ESS.

O projeto tem como público todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Silves e a comunidade.

Os espaços de realização das atividades são a ESS, a Casa-Museu João de Deus, Câmara Municipal de Silves, a Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica e a Biblioteca Municipal.

O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, compreende, entre outras atividades, a realização de pequenos filmes, um ciclo de cinema com exibição de filmes dos alunos, a produção de trabalhos plásticos a partir de textos poéticos, ações de escrita criativa, publicação de textos, exposições de banda desenhada, saraus poéticos e encontros com escritores, realizadores e personalidades associadas ao cinema.

A divulgação partirá da seguinte hiperligação:

Projeto Ler X Arte

 

 

Linha temporal:

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura