Oficina LER JOVEM 14/20
Oficina LER JOVEM 14/20
Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado (Vila Nova de Famalicão)

O projeto Ler jovem 14/20 tem como entidade coordenadora o Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado (AEPBS) e como entidades parceiras o Centro de Estudos Camilianos e o Teatro da Didascália.

Os responsáveis são Helena Cristina da Costa Guimarães (AEPBS), Sandro Fernandes Alves (AEPBS), Elzira Queiroga (Centro de Estudos Camilianos) e Patrícia Amaral (Teatro da Didascália).

O projeto Ler jovem 14/20 é um projeto de leituras performativas protagonizado por alunos do ensino secundário, do 10.º ao 12.º ano de escolaridade, que visa a melhoria das capacidades de leitura e de interpretação do texto, bem como a melhoria da qualidade na interação discursiva e o enriquecimento das capacidades de comunicação, nomeadamente através da escrita (e.g. criação/recriação de textos; guiões; adaptações) e, sobretudo, de variadas performances teatrais de cariz multimodal, envolvendo os seus pares, em particular, e a comunidade educativa, de uma maneira geral.

O grupo de alunos dinamizador do projeto engloba 16 alunos: três alunas do 10.º ano de escolaridade, quatro alunos do 11.º ano de escolaridade, seis alunos do 12.º ano de escolaridade, uma aluna do Curso Profissional de Técnico de Multimédia e duas alunas do 3.º ciclo.

O projeto tem como público prioritariamente alunos entre os 14 e os 20 anos, os respetivos familiares, bem como a comunidade educativa e local.

Os espaços de realização das atividades são o agrupamento (sede), o Centro de Estudos Camilianos (Seide), o espaço Fauna (Teatro da Didascália, em Joane), locais exteriores (no concelho de Vila Nova de Famalicão e noutros locais a determinar ou sujeitos a confirmação como Ribeira de Pena, a título de exemplo).

O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, compreende concursos de leitura performativa, caminhadas locais pela leitura, produção de podcasts, representação de peças de teatro, exposições e maratonas de leitura, entre outras atividades.

A divulgação partirá das seguintes hiperligações:

Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado

Página do projeto Ler jovem 14/20


Notícias:

Concurso inédito: "A leitura da minha vida"

Inauguração do Mural da Leitura no AEPBS

Teatro nas férias: OLE Non-Stop

Excelência da OLE no encerramento da MOTE 2019

Gala OLE 8 anos: distinção, dignidade e homenagens


Linha temporal:

linha

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura