Página Inicial > Leituras > Sugestões > O colégio dos animais mágicos

O colégio dos animais mágicos
Margit Aue

 

Título:

O colégio dos animais mágicos

Autor:

Margit Aue

Ilustrador:

Nina Dulleck

Editor:

Booksmile

 

 

 

 

Um rapaz e uma rapariga deparam-se com problemas de aceitação por parte dos colegas de turma. Talvez por isso, tudo leva a crer que poderão tornar-se amigos. Mas uma falha e um equívoco deitam tudo a perder. É então que entra na sala de aula um misterioso homem, que se apresenta como sendo dono de uma loja de animais mágicos. Serão estes os principais desbloqueadores de todos os conflitos. Não sem antes serem desacreditados, como todos os que não se encaixam em modelos pré-estabelecidos. Numa linguagem acessível e ritmo equilibrado, a narrativa flui entre o que os dois protagonistas experienciam e o que desconhecem acerca dos outros, e que nós, leitores, acompanhamos.

Os mais ou menos extravagantes animais de companhia são o pretexto para se descobrirem caminhos que solucionarão conflitos sociais entre pares, como a inveja, a competição, a auto-estima, o isolamento. O diferente chega e permanece como instigador de desassossego e a reordenação que conduz leva à mudança estrutural. A mensagem passa em camadas mas logo no primeiro nível de leitura muito fica dito e intuído. Há apontamentos divertidos e outros mais tensos, nomeadamente logo no início, no episódio do convite esquecido e do bilhete encontrado no lugar errado. Mas tudo faz parte da sedução do texto ou, se preferirmos, da sua retórica escondida para lá da capa colorida, como os animais na mala de tão estranho tratador.

Palavras-chave: Amizade, afetos, escola, fantasia, valores

Se gostaste, experimenta...

A história de Catherine, Patrick Modiano, Presença

Viagens de Chapéu: as invenções e indecisões de D. Amélia Longor; Susana Cardoso Ferreira, Susa Monteiro, Oficina do Livro

Kenny e o dragão, Tony DiTerlizzi, Presença

Ver