Página Inicial > Leituras > Sugestões > Olga

Olga
Bernhard Schlink

 

Título:

Olga

Autor:

Bernhard Schlink

Ilustrador:

------

Editor:

Asa

 

 

 

 

A importância da leitura, do conhecimento e o tímido elogio à filosofia estão presentes no magnífico romance Olga, assinado por Bernhard Schlink. Ler para fugir, para esquecer o seu amor – o de Olga – por Herbert. O amor de uma vida. Um amor impossível.
Ainda adolescentes, na orla do bosque, entre os livros e o estudo, Olga e Herbert apaixonaram-se. O amor acalentou as suas vidas, mas os desencontros foram muitos. O facto de Herbert ser oriundo de uma família abastada, bem diferente das origens humildes de Olga, não ajudou à consolidação do amor.
Herbert, de espírito aventureiro, decide partir primeiro para África, e depois para uma expedição no Pólo Norte, da qual não regressará. A atracão pela aventura, pelo desconhecido, pelo nada. Olga fica. O amor permanece.
Os dias, os meses e os anos passam. É na escrita que Olga minimiza a ausência de Herbert. A sua companhia subsiste nas longas conversas, nas cartas escritas com regularidade. Durante anos, muitas cartas são escritas. Numa narrativa intimista, ficamos a conhecer o amor, as rotinas, sonhos e desejos de Olga – a sua vida: “Gostava de fazer tanta coisa contigo. Dançar, andar de petins no gelo, andar de trenó, apanhar cogumelos, procurar mirtilos, ler para ti e ouvir-te ler para mim, adormecer e acordar junto de ti”.

Ver