O Risco e o Seguro
O Risco e o Seguro
Literacia financeira
Recursos no âmbito da Educação Financeira

O Risco e o Seguro é uma iniciativa que resulta de um protocolo entre o Plano Nacional de Leitura 2027 e a Associação Portuguesa de Seguradores (APS), visando a promoção de ações de literacia financeira no âmbito da atividade seguradora nas escolas do país. 

Vivemos numa sociedade sistematicamente confrontada com a presença do risco e da insegurança. A informação e o conhecimento são vitais para saber lidar com estas ameaças, contribuindo para antecipar, minorar ou compensar as situações de perigo e exercer uma cidadania mais esclarecida, crítica e solidária. 

Na plataforma O Risco Espreita estão disponíveis conteúdos informativos e recursos pedagógicos dedicados à literacia financeira, incluindo os livros da coleção “Seguros e Cidadania” da autoria das escritoras de publicações infantojuvenis, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Composta por um total de sete publicações, dedicadas ao 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, podendo, também, ser lidos e utilizados por alunos do secundário, esta coleção, também disponível em suporte digital, aborda a temática dos seguros num contexto literário, permitindo que a leitura de lazer e a aprendizagem convivam de forma aprazível para os alunos.  Todos os livros incluem fichas de debate para utilização em sala de aula, em especial no âmbito das iniciativas de Educação Financeira e de Educação para o Desenvolvimento. 

 

Talvez uma App


A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) lançou, ainda, no âmbito das suas iniciativas de Educação Financeira, o mais recente livro juvenil Talvez uma App – das mesmas escritoras – que está disponível para download no site da APS. 

Plataforma Talvez uma App disponibiliza conteúdos de acesso gratuito, desde  entrevistas às autoras e a alguns jovens que já leram o livro, bem como as anteriores publicações dirigidas ao 3.º ciclo que integram a Coleção Seguros e Cidadania. O webevento, que marcou o lançamento oficial do novo livro,  pode ser visualizado nesta plataforma, ou no canal de Youtube da APS. 

Este recurso educativo, de elevado valor pedagógico, pode ser usado em contexto de sala de aula ou de leitura orientada. 


Conheça as escolas vencedoras no concurso Desafio Seguros e Cidadania 2021 - "No poupar é que está o ganho" .

 

Assinatura do Protocolo

´

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura