Página Inicial > Ações > Projetos > O Risco e o Seguro

O Risco e o Seguro
O Risco e o Seguro
Promoção de ações de literacia financeira no âmbito da atividade seguradora.

Iniciativa que resulta de um protocolo entre Associação Portuguesa de Seguradores e o Plano Nacional de Leitura 2027 visando a promoção de ações de literacia financeira no âmbito da atividade seguradora nas escolas do país.

Vivemos numa sociedade sistematicamente confrontada com a presença do risco e da insegurança. A informação e  o conhecimento são vitais para saber lidar com estas ameaças, contribuindo para antecipar, minorar ou compensar as situações de perigo e exercer uma cidadania mais esclarecida, crítica e solidária.

O projeto “O risco e o Seguro” visa sensibilizar professores e alunos do 5.º ao 9.º ano para a literacia financeira associada às temáticas do risco, tendo por base a coleção de livros “Seguros e Cidadania”, de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães.

Neste contexto, a APS e o PNL2027 conceberam um conjunto de propostas formativas, articulando a prática da leitura e estas problemáticas, proporcionando, através da bolsa de voluntários da APS, diversas sessões formativas sobre as problemáticas da literacia financeira e do risco, tendo por base os livros referidos.

Para poder explorar estes livros e temas na sala de aula ou na biblioteca escolar, a APS atribui a cada agrupamento/escola um conjunto de 30 exemplares de cada título, relativo ao(s) ciclo(s) de ensino em que pretendam trabalhar.

As sessões podem destinar-se a turmas do 1º ao 3º ciclos do ensino básico, articular-se com conteúdos de diferentes áreas curriculares/disciplinas, como Português, Inglês, Estudo do Meio, História, Geografia, Ciências Naturais ou Cidadania, e ter um número e duração variáveis.

Paralelamente à utilização dos livros referidos, nestas sessões incidir-se-á, também, no seu uso em suporte digital, nomeadamente, das suas componentes interativas: http://www.catastrofes-e-grandes-desastres.pt/

Assinatura do Protocolo

´