Paula Cusati

Paula Cusati

Paula Cusati é mediadora de leitura e formadora.

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, possui uma pós-graduação em Livro Infantil.

Trabalhou em Bibliotecas Municipais e foi responsável pelas atividades de Animação e Promoção da Leitura. Participou como animadora no

projeto Cata Livros da Fundação Gulbenkian.

Dinamiza sessões de contos, ateliers e projetos de promoção da leitura. É mestranda em Promoção da Leitura e Literatura Infantil na Universidade de Castilla-La Mancha.

Com o apoio do PNL desenvolveu várias atividades em escolas:

Oficina de Leitura e Escrita

Público – alvo: 3º e 4º anos do 1º CEB e 6º ano do 2º CEB

Em cada prática são propostos textos de autores portugueses e estrangeiros, criteriosamente selecionados e adequados aos diferentes níveis de leitura dos participantes, que servirão de mote e modelo para a escrita. As estratégias são diversificadas: escrita autobiográfica, o início de um texto, descrição de uma personagem, caracterização espacial, coerência e organização textual, gradação semântica, poesia. Cada encontro termina com o empréstimo de livros para leitura autónoma em casa.

Ler Juntos

Público – alvo: 6º ano do 2º CEB e pais

Dinamização de encontros destinados a pais e filhos, com periodicidade quinzenal, em que se procederá à leitura aprofundada e discussão de livros selecionados pelo grupo (de entre os propostos pela mediadora após auscultação inicial dos hábitos leitores, perfis e interesses das famílias participantes). A mediadora fomenta o questionamento e o diálogo em torno dos livros, ajudando a tecer redes intra e intertextuais, convidando os leitores a estabelecer relações entre os livros e o seu conhecimento do mundo bem como com as suas experiências pessoais. Funciona também como modelo de leitor capaz de apreciar a riqueza da linguagem literária e a beleza das imagens por ela criadas.

Conversas Pequenas

Público – alvo: Mediadores: Pais e Profissionais (educadores de infância, professores, professores bibliotecários, técnicos de biblioteca, animadores socioculturais, psicólogos, enfermeiros de saúde infantil)

Encontros mensais destinados aos mediadores, durante os quais se procede a:

- análise atenta e partilhada de livros infantis e juvenis, de diferentes tipologias;

- discussão em torno do papel das famílias e da escola na formação de leitores críticos e autónomos;

- exemplificação de atividades e comportamentos que estimulam a aquisição de hábitos leitores;

- conversas animadas pelo desejo de ler o mundo e trocar ideias, verdadeiro motor das comunidades leitoras.

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura