Página Inicial > Ações > Projetos > PNL2027 em Ação

PNL2027 em Ação
PNL2027 em Ação
Planos Locais de Leitura

A criação e a implementação dos Planos locais de Leitura (PLL) é uma realidade em 46 municípios do país e numa Comunidade Intermunicipal do litoral – centro.

Como fundamento deste dinamismo encontra-se a consciência de decisores nacionais e locais de que é indispensável melhorar os níveis de literacia das populações, pois, apenas desta forma se poderá garantir o desenvolvimento pessoal, social, económico e cultural que o futuro imediato nos exige.

O momento inigualável e desafiante que vivemos, fruto das contingências de saúde pública que enfrentamos e dos seus efeitos, convoca-nos a sermos mais capazes e mais intervenientes, quer individual, quer coletivamente. Assim, mais do que nunca, é urgente investirmos no incremento da capacidade para lermos e interpretarmos o mundo de forma crítica e comprometida e nos conseguirmos adaptar às constantes mudanças.

Os Planos Locais de Leitura são um enquadramento adequado para delinear estratégias que eficazmente contribuam para o desenvolvimento da capacidade de compreender a realidade e agir sobre ela.

É neste contexto que o Plano Nacional de Leitura vem dar destaque às iniciativas em curso no âmbito deste projeto, o qual envolve centenas de pessoas empenhadas: Presidentes e Secretários de Comunidades Intermunicipais e Áreas Metropolitanas, Presidentes de Câmara, Vereadores, Técnicos de Educação, Cultura e Apoio Social, Bibliotecários e tantos outros stakeholders.

Nos seus territórios, cada um destes protagonistas concebe, coordena e executa Planos Locais de Leitura, agregando vontades, recursos e sinergias que se espelham nos exemplos que aqui apresentamos.

Página Central de PNL2027 em ação