Página Inicial > Ações > Parcerias > Cooperação com o Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde

Cooperação com o Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde
Cooperação com o Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde

Em dezembro de 2017, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e o Ministério da Educação de Cabo Verde assumiram a missão conjunta de implementar um Plano Nacional de Leitura e uma Rede de Bibliotecas Escolares no país.

No sentido de desenvolver a cooperação com Portugal nestes domínios foi assinado um protocolo com o Camões- Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. para a dinamização de bibliotecas escolares em Cabo Verde e celebrado um acordo de colaboração com o Plano Nacional de Leitura 2027 e com a Rede de Bibliotecas Escolares no âmbito da gestão, do apoio científico e técnico e da formação nas áreas da promoção da leitura e das bibliotecas escolares.

Esta colaboração iniciou-se com a visita a Cabo Verde da Coordenadora da RBE, Manuela Silva, em maio de 2017, e da Comissária do PNL2027, Teresa Calçada, em abril de 2018, e já teve expressão prática com a realização de uma formação sobre bibliotecas escolares dinamizada por um quadro técnico da RBE em Cabo Verde e com a visita técnica de três elementos do Ministério de Educação e da Biblioteca Nacional de Cabo Verde a Portugal.

Próximos da data de publicação do futuro documento norteador do PNL (CV), as primeiras bibliotecas escolares instaladas em Cabo Verde começam, entretanto, a materializar-se.

Última notícia publicada no Expresso das Ilhas, em setembro de 2018, dá conta do trabalho feito e do que ainda está pela frente.

PNL Cabo Verde