Formação
Roteiros Digitais de Leitura
Porque toda a leitura é viagem.
Formação
Roteiros Digitais de Leitura: promoção da leitura numa perspetiva inter e transdisciplinar com ferramentas digitais

Inscrições encerradas


 

O PNL2027 lançou em 2021 uma formação sobre o ensino através da utilização de Roteiros Digitais de Leitura. A formação Roteiros Digitais de Leitura: Promoção da leitura numa perspetiva inter e transdisciplinar com ferramentas digitais foi acreditada de 50 horas (25h de trabalho síncrono sob orientação da Formadora + 25h de trabalho autónomo) e o repositório daí decorrente pretendem contribuir para o alargamento do conhecimento das potencialidades destas estratégias e ferramentas digitais, dotando professores e alunos de novos recursos e reforçando o entendimento do valor da literacia digital na promoção da competência leitora.

2020/2021:

Turma 1: de 12 de janeiro a 13 de abril de 2021

Turma 2: de 08 de março a 12 de maio de 2021.

Turma 3: de 12 de maio a 15 de julho de 2021.

2021/2022:

Turma 1FF: de 21 de setembro a 25 de novembro de 2021.

Turma 2FF: de 9 de dezembro de 2021 a 17 de março de 2022.

Turma 3FF: de 4 de abril a 9 de junho de 2022.

2022/2023:

Turma 4: de 9 de fevereiro a 27 de abril de 2023.

O projeto Roteiros Digitais de Leitura enquadra-se em diferentes áreas de intervenção do PNL2027, mediante as quais  se pretende fomentar a leitura extensiva, reflexiva e em profundidade de livros impressos e/ou digitais, através de estratégias e contextos diversificados (leitura orientada em sala de aula, atividades de leitura nas bibliotecas escolares, contratos de leitura, leitura autónoma, voluntariado de leitura, …) e promover o uso de ferramentas digitais.

Exemplos de Roteiros Digitais de Leitura estão disponíveis aqui.

Em 2019/2020, o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) iniciou a implementação de um repositório digital de Roteiros de Leitura, acolhendo os recursos já produzidos no âmbito do Projeto Viagens Literárias e tendo como objetivo aperfeiçoar e diversificar este tipo de recursos, bem como proporcionar formação docente de qualidade a docentes (professores bibliotecários,  professores de Língua Portuguesa e outros) que visem promover a leitura, a escrita e a literacia digital como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de aprendizagens de qualidade.

Os roteiros produzidos e a produzir e divulgar são realizados em torno de obras constantes do Catálogo de livros  do PNL2027 e das sugestões de leitura das Aprendizagens Essenciais e Programas em vigor.

Informações suplementares poderão ser solicitadas via correio electrónico para apoiopnl@pnl2027.gov.pt


Objetivos, conteúdos e Cronograma desta ação.


Centro de Formação parceiro:

Centro de Formação da Associação de Escolas Loures Oriental (distrito de Lisboa)

Formadora:

Teresa Pombo

Docente de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico, Mestre em Ciências da Educação na área das Tecnologias Educativas e Formadora de Docentes nas áreas da Didática do Português, Educação para os Media e Tecnologias Educativas. 

Pertence à Direção do Google Lit Trips, projeto literário reconhecido internacionalmente cujos recursos são inteiramente disponibilizados sem qualquer custo. Este projeto foi nomeado pela Asia Society como um dos vencedores do Goldman Sachs Foundation Prize for Excellence in International Education em 2008 e, em 2010, pelo Tech Museum of Innovation como um dos vencedores do Microsoft Education Award for Technology Benefitting Humanity.

Desempenha funções, a tempo parcial, desde setembro de 2017, na Equipa do Plano Nacional de Leitura 2027 onde desenvolve as áreas da literacia digital e dos media.


 


LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura