Página Inicial > Ações > Projetos > SOBE+

SOBE+
SOBE+
Saúde Oral Bibliotecas Escolares

O projeto SOBE existe desde 2011, resultante de uma parceria entre a Direção-Geral da Saúde, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura.

Tendo em conta o interesse do modelo de intervenção do Projeto SOBE para a melhoria da literacia em saúde e para a promoção da saúde em geral e prevenção da doença, este passou a designar-se Projeto SOBE+, alargando assim o seu âmbito a outras áreas da saúde.

Mantém-se o foco na integração da temática da saúde oral no currículo e em ambiente escolar, concorrendo para a melhoria dos conhecimentos e dos comportamentos, junto das crianças e das comunidades envolventes. Sempre que possível e adequado, estende-se a abrangência do projeto a temáticas com ele relacionadas.

Sensíveis aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, mas mantendo o foco na promoção da saúde oral, introduzimos em 2019/20 a questão da reciclagem das escovas dos dentes com a ajuda do EcoEscovinha. Trata-se de um projecto de responsabilidade social que visa a RECICLAGEM das escovas de dentes, assim como a promoção da escovagem regular e eficaz e a troca de escova de 3/3 meses. A recolha de escovas de dentes é seletiva, não devendo ser depositadas nos ecopontos do plástico. A missão deste ano é mobilizar as escolas para, junto das suas autarquias, encontrarem localmente a melhor forma de recolher as escovas e as fazer chegar à empresa que as converte em mobiliário de jardim. Para que não haja custos associados à entrega destes resíduos, todo este processo deverá ter a chancela EcoEscovinha.

Integrado no Projeto SOBE, surge o subprojeto Escovar na Escola, através do qual a Direção-Geral da Saúde irá distribuir 150.000 kits para a escovagem dos dentes (copo, escova e dentífrico). Este subprojeto visa incentivar as escolas e jardins-de-infância, que implementam ou desenvolvem projetos de saúde oral, a incluir a escovagem dos dentes efetuada pelos alunos diariamente, em ambiente escolar. A distribuição dos materiais relativos às candidaturas aprovadas será realizada a partir de outubro de 2019 pelos ACES. As candidaturas estarão abertas até ao limite do stock.

Rede pública aqui>>>

Rede privada e solidária aqui>>>

A partir dos materiais lúdico-pedagógicos existentes nas bibliotecas escolares e em www.sobe.pt, pretende-se que a temática da saúde oral seja desenvolvida em todas as áreas curriculares (leitura, escrita, matemática, artes,..). Sugere-se que, para além das atividades escolares, sejam criados projetos indutores da adoção de boas práticas de saúde que incluam as famílias.

Ler 

Dia Mundial da Alimentação - 16.outubro

Dia Mundial da Saúde Oral - 20.março

Logos dos parceiros