Página Inicial > Ações > Projetos > Todos Juntos Podemos Ler

Todos Juntos Podemos Ler
Todos Juntos Podemos Ler
Candidatura 2020

O Plano Nacional de Leitura: 2017-2027 (PNL2027), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), e a Direção de Serviços de Educação Especial e Apoios Socioeducativos da Direção-Geral da Educação (DSEEAS/DGE) desenvolvem, desde 2011, o projeto Todos Juntos Podemos Ler.

Esta candidatura aposta no desenvolvimento de projetos que contribuam para uma educação promotora de práticas e competências de literacia com todos, envolvendo crianças e jovens com necessidade de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão e que, por circunstâncias de natureza física, sensorial, cognitiva, socioemocional e cultural, revelam dificuldades na acessibilidade e na utilização da leitura e da escrita.

Os projetos deverão programar ações que mobilizem os diferentes agentes educativos, tendo por base atividades que impliquem o trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar, a equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva e outras entidades, atendendo aos interesses e potencialidades de cada indivíduo e tornando a leitura e a escrita acessíveis, em diferentes contextos, formatos e suportes.

O processo de candidatura decorre de 24 de outubro a 06 de dezembro de 2019.

As escolas do subsistema de ensino público deverão submeter o formulário de candidatura no Sistema de Informação RBE, e enviar, de acordo com os procedimentos definidos, a documentação complementar solicitada.

No âmbito do apoio a este projeto o PNL2027 divulga obras em formatos acessíveis, recursos digitais mais inclusivos, documentos e projetos com evidência de boas práticas através do Programa Leitura+ Acessível

Para mais informações, contactar apoiopnl@pnl2027.gov.pt (assunto: Todos Juntos).