Página Inicial > Ações > Projetos > Todos Juntos Podemos Ler

Todos Juntos Podemos Ler
Todos Juntos Podemos Ler
Candidatura 2019

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de projetos inclusivos de leitura nas escolas, a Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura e a Direção de Serviços de Educação Especial e Apoios Socioeducativos da Direção-Geral da Educação desenvolvem, desde 2011, o projeto Todos Juntos Podemos Ler.

Pretende-se, com esta iniciativa, contribuir para uma educação promotora de práticas e competências de literacia para todos, dando mais e melhor atenção aos alunos em situações de risco, exclusão, insucesso ou marginalização.

Neste sentido, alargou-se, a partir do ano letivo 2017/ 2018, o âmbito de ação do projeto a novos contextos, procurando, deste modo, assegurar que a totalidade das crianças e dos jovens, independentemente das suas caraterísticas individuais ou sociais, tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem.

A candidatura aposta, portanto, no incentivo à criação de escolas e bibliotecas inclusivas capazes de envolver os diferentes atores educativos em programas de desenvolvimento dos níveis de literacia, respeitando a equidade na definição de objetivos, métodos e estratégias que garantam a participação efetiva de todos os alunos.

A Candidatura decorre de 12 de novembro a 21 de dezembro.

As escolas, do subsistema de ensino público, deverão preencher e submeter o formulário de candidatura, a partir do Sistema de informação RBE, disponível em URL: https://www.rbe.mec.pt/si , e enviar, de acordo com os procedimentos definidos, a documentação complementar solicitada.

Para mais informações, contactar: herminia.pires@pnl2027.gov.pt