Página Inicial > Leituras > Sugestões > Uma irmã

Uma irmã
Bastien Vivès

Uma irmã

 

Título:

Uma irmã

Autor:

Bastien Vivès

Ilustrador:

---

Editor:

Levoir

Jovem prodígio da BD francesa contemporânea, Bastien Vivès assina com Uma Irmã, uma história de descoberta, marcada pela inocência dos dois irmãos, face a uma rapariga mais velha, como Hélène, que vai ajudar Antoine a conhecer um pouco do misterioso mundo feminino. O livro, vencedor do prémio para o Melhor Livro Estrangeiro no último AmadoraBD, confirma todo o talento narrativo de Vivès e a sua capacidade de criar personagens femininas tão fortes como humanas.

Graficamente, o traço de Vivès está cada vez mais depurado e sensual, transmitindo uma sensação de leveza e simplicidade. Um desenho diáfano a preto e branco (com o cinzento, como segunda cor, a dar volume) que sugere, mais do que mostra, como fica evidente em pormenores tão simples, como apenas desenhar os olhos das personagens quando é estritamente necessário para a narrativa, o que dá uma força muito maior a esses olhares. Também as cenas eróticas são tratadas com grande elegância e sobriedade, evitando cair num registo pornográfico, que seria muito mais difícil de evitar com um traço mais realista.

História de grande subtileza e ambiguidade sobre a adolescência, o desejo, o sentido de família, Uma Irmã confirma a maturidade e o talento de um grande autor.

Ver