LER: Leitura e Escrita - Recursos
LER: Leitura e Escrita - Recursos
Histórias Inovadoras
Fafá, Lulu e Vivi

Fafá, Lulu e Vivi” é a primeira de três novas histórias inovadoras elaboradas a pensar nas crianças que se encontram numa primeira etapa da aprendizagem da leitura.

Apresenta aventuras vividas por três amigos: a Fafá, o Lulu e o Vivi.

Os três amigos descobrem uma mala muito pesada.

Todos os animais do bosque se juntam aos três amigos com curiosidade.

O que será que acontece de seguida?

 

Historia

Aceda à história:

[ Fafá, Lulu e Vivi]

 

 

Documento

Aceda ao documento:

[Sequência de correspondências grafo-fonológicas]

 

Os fundamentos subjacentes à criação desta Nova História Inovadora constam na  Sequência de correspondências grafo-fonológicas, da autoria de Régine Kolinsky, Isabel Leite, Cristina Carvalho e José Morais, apresentada no Manual do Curso de Alfabetização de Adultos e Adolescentes, reflete um conjunto de princípios simplificadores da aprendizagem da leitura.

Nesta proposta surgem as correspondências mais úteis a ensinar e não necessariamente aquelas que se adequam a uma descrição fonológica académica da língua. Deste modo inicia-se com o ensino “das correspondências grafo-fonológicas mais acessíveis, consistentes e simples.”

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura