Leitura Orientada em Sala de Aula - II
Leitura Orientada em Sala de Aula - II
Plano 21|23 Escola+
Fase II

O projeto Leitura Orientada em Sala de Aula- Fase II disponibiliza materiais didáticos e orientações para os professores, para todos os níveis de ensino, organizados a partir das dificuldades dos alunos. São explicados os princípios didáticos, as estratégias de leitura implicadas e as formas de utilização em sala de aula. Os recursos são organizados por dificuldade identificada, ano de escolaridade e género textual.

Subjacente à criação destes recursos, está a ideia de que o desenvolvimento das competências de leitura pressupõe um ensino intencional, planeado e reflexivo, que se pode iniciar desde cedo, desenvolvendo-se ao longo de toda a escolaridade.

 

Os princípios que orientaram a criação dos recursos do LOSA são os seguintes:

(i) exploração de géneros textuais específicos (e.g. biografia, conto, …) em todos os níveis de ensino;

(ii) seleção dos níveis de compreensão da leitura a trabalhar em cada género textual e em cada ciclo de ensino em função das dificuldades evidenciadas pelos alunos em provas e estudos nacionais;

(iii) progressão entre ciclos tendo em conta a complexidade dos processos de compreensão da leitura e das características dos textos a ler.

 

Os descritores em foco em cada recurso têm como referência os documentos de orientação curricular designados por Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (ME, 2017).

 

Os recursos, que se organizam em torno de um suporte textual, destinam-se ao trabalho de leitura orientada em sala de aula, sob orientação do professor, e contemplam: (i) materiais para os alunos, organizados em função de diferentes momentos de leitura; (ii) orientações de implementação dos recursos para os professores.

Em simultâneo com a Fase II do LOSA, são disponibilizados os Planos de Ação para a Leitura e o Laboratório PNL, que poderão constituir um importante reforço ao trabalho das escolas neste âmbito. As escolas poderão candidatar-se a apoio do PNL para desenvolver os seus Planos de Ação para a Leitura, que estão em perfeita harmonia com esta medida, ou poderão solicitar uma vaga para o Laboratório PNL, tanto para a implementação da LOSA, como para o desenvolvimento de outros projetos de leitura.

 

LOGOS

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura