Publicam-se os resultados relativos às escolas apoiadas no âmbito da Call Clubes de Leitura nas Escolas (CLE).
O desafio que o PNL2027 dirigiu aos Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas (AE/ENA) em 2021 propôs a criação de Clubes de Leitura nas Escolas (CLE) como espaços dedicados à partilha e socialização da leitura a partir de um mesmo livro, onde professores e alunos possam questionar-se, pôr em comum as suas reflexões sobre os textos, bem como debater os seus gostos acerca dos livros lidos.
Com o presente projeto entende-se que a leitura não tem de ser uma atividade solitária, podendo cada CLE ser um lugar de encontro e interação, onde as crianças e os jovens podem melhorar as suas competências, trocar ideias e desenvolver o sentido crítico, compartilhando as suas experiências e descobertas, fazendo-se leitores a partir dos livros.
Com os CLE abrem-se novas possibilidades de motivação para a descoberta dos livros, uma vez que, colocando a tónica numa leitura por prazer, se estabelece um diálogo de complementaridade com a leitura orientada em sala de aula, com os contratos de leitura escolares e com a leitura autónoma e partilhada, sejam estes realizados de forma presencial, virtual ou mista.
Convidamos ainda as escolas não só a partilhar as suas boas práticas, possibilitando que as suas ideias sejam inspiradoras junto de crianças e jovens, como também, no final do ano, a responder a um inquérito sobre a implementação deste projeto nas escolas de cada AE / ENA.
Siga a ligação e inspire-se!
Com os CLE, abrem-se novas possibilidades de motivação para a leitura, em relação com a leitura orientada em sala de aula, com os contratos de leitura escolares e com a leitura autónoma e partilhada, sejam estes realizados de forma presencial, virtual ou mista.
A leitura não tem de ser uma atividade solitária. Os CLE querem ser um lugar de encontro e interação, onde as crianças e os jovens possam melhorar as suas competências, trocar ideias e desenvolver o sentido crítico, compartilhando as suas experiências e descobertas, fazendo-se leitores a partir dos livros.
Endereço eletrónico de contacto: clubesdeleitura@pnl2027.gov.pt
Os encontros em linha com escritores pretendem animar os Clubes de Leitura na Escola (CLE) ao longo do ano letivo.
Convidamos os CLE do 3.º Ciclo para um encontro em linha com a escritora Ana Pessoa no último dia da Semana da Leitura, no dia 11 de março, das 10h00 às 11h00.
As escolas CLE devem inscrever-se até 28 de fevereiro no formulário CLE 11 de março. Encontro em linha com Ana Pessoa.
A autora escolheu para este encontro o livro Supergigante recomendado pelo PNL2027, editado pela editora Planeta Tangerina.
Para este encontro é conveniente que todos os alunos participantes tenham lido a obra da autora, atividade a ter lugar preferencialmente na sala de aula, de modo a que o professor possa ajudar os alunos a elaborar algumas perguntas sobre a escritora, o livro trabalhado ou outras obras da mesma autora.
As escolas já integradas no projeto CLE terão prioridade nesta inscrição, mas asseguraremos a participação de outras escolas até ao limite de 300 participantes/ligações.
Prosseguindo os Encontros CLE, o escritor João Pedro Mésseder dinamizou uma sessão em linha com as escolas do 1.º Ciclo. A obra O Aquário serviu de fio condutor para uma viagem por livros, histórias e memórias, enriquecidos pelas questões e trabalhos que deram expressão à interpretação e à curiosidade dos alunos por este livro, a vida e a obra deste autor.
Aqui fica o testemunho de João Pedro Mésseder acerca desta iniciativa.
O autor escolheu para este encontro o livro recomendado pelo PNL2027 O Aquário, editado pela Caminho e ilustrado por Célia Fernandes.
O PNL2027 tem uma proposta de leitura orientada sobre O Aquário, que pode ser útil para esta atividade.