Página Inicial > Ações > Projetos > Craques da Leitura

Craques da Leitura
Craques da Leitura
Inscreva-se!
Início a 23 jun. 2021

O jogo de sedução da literatura está no Plano Nacional de Leitura (PNL2027)!

Pretende-se incentivar a relação de afeto, emoção e prazer entre os leitores e os textos, oferecendo às crianças e aos jovens, dos 6 aos 15 anos de idade, um leque de leituras e de atividades que os desafiem e vão ao encontro de uma das suas práticas preferidas: o desporto.

A ligação da leitura ao desporto é concretizada através da parceria entre o PNL2027 e diversas personalidades e instituições desportivas, que se disponibilizaram para oferecer a todos a oportunidade de usufruir dos seus exemplos e ideias inspiradoras e participar em atividades de leitura e escrita com jogadores, atletas, treinadores, jornalistas desportivos, autores de livros sobre temas do desporto e tantos outros.

As escolas, bibliotecas escolares/municipais, associações ou outros organismos de juventude interessados em beneficiar destas leituras e atividades podem inscrever-se no projeto desde já, preenchendo o formulário disponível no SIPNL.

O Projeto Craques da Leitura tem início no dia 23 de junho, o Dia Olímpico, comemorado por milhões de pessoas em todo o mundo. Os pilares do Dia Olímpico são MEXE-TE, APRENDE e DESCOBRE.

O Comité Olímpico de Portugal é um dos parceiros dos Craques da Leitura.

 

Encontros (presenciais e/ou virtuais) com atletas de diversas modalidades olímpicas como modelos de leitura, integrando oportunidades de interação com os mesmos, partilhando memórias e experiências de leitura, bem como visitas presenciais à sede do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa, serão proporcionados por este parceiro.

 

Para além do Comité Olímpico de Portugal, associaram-se aos Craques da Leitura:

 

- Jornal de Notícias, nosso parceiro media.

Assista à reportagem do lançamento do projeto.


JN

A divulgação de sugestões de livros, a difusão de desafios lúdicos de leitura e de escrita e a organização de oficinas media com jornalistas da secção desportiva traduzem o seu compromisso neste projeto, publicando os melhores produtos resultantes das sessões dinamizadas no JN TAG, Notícias Magazine e/ou Suplemento Ataque.

 

- Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB).

 

 

Ver+ vídeos


Consciente da importância dos valores éticos do desporto e da leitura, a FPB lançou uma BD sobre a modalidade que representa: Bola no Cesto.

Bola ao Cesto

 

Encontros com jogadores para partilha das suas experiências de leitura, atividades lúdicas (quizzes, jogos...), online, mistas ou presenciais, oferta de bolas/camisolas, bem como entradas em jogos/eventos, com a possibilidade de os jovens acompanharem os atletas (sujeito à confirmação dos clubes e à disponibilidade dos locais) fazem eco do seu contributo para este projeto.

 

- Federação Portuguesa de Voleibol (FPV).

 

 

Ver+ vídeos

Encontros com jogadores, que partilharão as suas vivências como leitores, e atividades lúdicas, nomeadamente jogos presenciais e quizzes, constituem a contribuição da FPV para os Craques da Leitura.

 

- Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

André Coelho

 

Ver+ vídeos


A FPF tem apostado na promoção da leitura, editando várias obras no âmbito da sua coleção, intitulada Livros FPF. Partilhas de leituras por jogadores de diversas seleções e a oferta de obras lançadas pela Federação são disso um reflexo nesta participação nos Craques da Leitura.

 

escola de futebol

 

 

- Federação Portuguesa de Taekwondo (FPT). 


 

 

Encontros com atletas, partilhando memórias e experiências de leitura, lendo excertos de livros/revistas/jornais e discutindo sobre eles, com possibilidade de articulação com a prática desportiva, são a face da sua parceria nesta iniciativa.

 

- Federação Portuguesa de Ginástica (FPG).

 

 

Sessões de leitura com escritores infantojuvenis destinadas aos ginastas, recolha e oferta de livros, vídeos de promoção da leitura com os ginastas e a organização de minibibliotecas nos Clubes são a sua contribuição para este projeto.

 

- Clube de Futebol Vasco da Gama (CFVG).

 

 

O CFVG, situado na Vidigueira, tem desenvolvido inúmeras atividades em prol da formação integral das crianças e adolescentes da sua região. Encontros com jovens desportistas, treinadores e outros responsáveis do clube serão o seu contributo para este projeto.

 

- Jornalista desportivo Rui Miguel Tovar.

 

 

Encontros presenciais com crianças e jovens, na região de Lisboa, partindo dos seus livros ou de um tema relativo ao desporto, e atividades lúdicas (quizzes em sessões online com jogadores), farão jus à sua presença nesta iniciativa.

 

Tovar

 

- Escritora Margarida Fonseca Santos /RE-WORD-IT

 

 

Autora de 7x11 Histórias do Futebol, tem-se dedicado ao incentivo da leitura e da escrita, bem como à construção da consciência interativa, da cidadania, da camaradagem, do trabalho de grupo...  Oficinas de leitura e escrita online, assim como atividades de escrita e de leitura lúdica, divulgadas em linha, darão corpo ao seu contributo neste projeto.

MFS

 

- Autor e ilustrador Pedro Santos Alves.

 

Arquiteto, escritor, ilustrador e ex-jogador de rugby, dedica-se à disseminação do conhecimento pelos mais jovens. Encontros com desenho ao vivo ou tendo o seu livro como protagonista e atividades lúdicas farão parte do seu repertório nesta iniciativa.

 

 O livro dos Desportos

 

Rio Ave Futebol Clube, com as já conhecidas Leituras do Francisco.

 

Francisco Geraldes é um jovem jogador do Rio Ave FC que encontrou nos livros e na leitura uma das suas paixões. As Leituras do Francisco dão voz a esta paixão.

 

Se quiser juntar-se a este grupo de parceiros, incentivando os mais jovens à leitura através do exemplo e da mensagem do desporto, contacte-nos. Será bem-vindo.

 

Para beneficiar das leituras e atividades disponibilizadas por este conjunto de parceiros, assegurando a participação das crianças e jovens no projeto, as escolas, bibliotecas escolares/municipais, associações ou outros organismos de juventude devem proceder à inscrição dos grupos interessados.

 

De que está à espera? Inscreva-se, AQUi! Não se vai arrepender!

 

Formulário

 

Para começares já a participar, exercita a tua mente e diverte-te com este 1.º Round, gentilmente oferecido pelo projeto RE-WORD-IT e PNL2027.


Rewordit PNL2027

 

Hoje, 23 de junho de 2021, o nosso 1.º Round anda de mão dada com os Valores Olímpicos, uma homenagem ao Dia Olímpico, que se comemora neste dia.

 

Perseguindo os Três Pilares do Dia Olímpico – MEXE-TE, APRENDE E DESCOBRE -, escreve um texto em 50 palavras que integre estas três palavras: EXCELÊNCIA, AMIZADE e RESPEITO (Valores Olímpicos).

 

Para ganhares uma Medalha Olímpica não podes, em nenhuma palavra, utilizar a letra U.

 

 Desafio RE-WORD-IT

 

Partilha o teu texto nos comentários do Instagram ou do Facebook do PNL2027 com este modelo. Queremos ler-te! ;)

 

Exemplo:

Exemplo de desafio

 

Comunique connosco através do contacto: craquesdaleitura@pnl2027.gov.pt 

 

Veja também:

  • Livros PNL Sobre Desporto
    Livros PNL2027
    Sobre Desporto
    Leia
  • Literacy Trust
    National Literacy Trust
    Sport and Literacy
    Leia
  • Premier League
    Premier League
    Primary Stars
    Leia
  • read like a demon
    "Read like a Demon: Football Heroes Promoting Reading to Primary School Students"
    Informit
    Leia

 

 

ENTRELER
Revista digital, anual, livre e gratuita, sobre leitura, escrita e literacias.