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Educar para o Pensamento Crítico na Sala de Aula - Planificação, estratégias e avaliação
José Pinto Lopes, Maria Manuel Nascimento, Caroline Dominguez e Helena Santos Silva

Educar para o Pensamento Crítico na Sala de Aula - Planificação, estratégias e avaliação

 

Título:

Educar para o Pensamento Crítico na Sala de Aula

Planificação, estratégias e avaliação

Autores:

José Pinto Lopes, Maria Manuel Nascimento, Caroline Dominguez e Helena Santos Silva 

Ilustrador:

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Editor:

Pactor

 

 

 

 

Atualmente, o ensino do pensamento crítico é um dos grandes focos no mundo educacional, sendo que o perfil do aluno do século XXI está traçado: ser perseverante perante as dificuldades, querer aprender mais e desenvolver o pensamento crítico. Existe, por isso, uma forte necessidade pedagógica em preparar os alunos para esta sociedade onde tudo evolui a uma velocidade estonteante, sendo precisa uma crescente capacidade de adaptação aos desafios impostos. Nos dias de hoje, além da forte aposta no uso de novas tecnologias, torna-se imperativo desenvolver a criatividade, a originalidade, a iniciativa e o pensamento crítico. Assim, o papel do professor no futuro dos seus alunos é decisivo, pois, além de prepará-los técnica e profissionalmente, deve contribuir para a sua formação enquanto pessoas e cidadãos. Neste âmbito, o grupo webPACT - uma comunidade profissional de aprendizagem que reúne professores e investigadores de várias áreas disciplinares da UTAD - partilha, neste livro, os resultados da sua investigação teórica e empírica que podem ser utilizados em todos os anos de escolaridade, desde o ensino básico ao ensino superior, por todos os professores que pretendam desenvolver o pensamento crítico nos seus alunos. O livro está organizado em 10 capítulos que abordam, de um modo geral, a fundamentação teórica, a planificação, as estratégias de ensino/aprendizagem e a avaliação do pensamento crítico. Por todas estas razões, esta obra assume-se como um excelente instrumento de trabalho para professores dos ensinos básico, secundário e superior, bem como para quem pretende exercer futuramente a docência, preparando os alunos para a sociedade do séc. XXI.

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