Página Inicial > Leituras
Um livro por semana
Um livro por semana
Um livro gourmet
6.junho.2020

Comer Beber

Comer Beber, da autoria de Filipe Melo e Juan Cavia, editado pela Tinta-da-china (2.ª ed., 2018) é um livro de banda desenhada que nos oferece duas deliciosas histórias - Majowski e Sleepwalk.

É recomendado pelo PNL2027.

 

Majowski


Majowski apresenta-nos Franz Majowski, polaco que  durante a 2.ª Guerra Mundial guarda no cofre do seu restaurante uma garrafa de champanhe. Uma garrafa de champanhe no cofre?! Com que propósito?

 

Sleepwalk

 

 Sleepwalk fala-nos de uma iguaria memorável e de Lloyd Jenkins que percorreu o interior da América na sua busca, afinal o que é que a melhor tarde de maçã do país tem de especial?

 

 

 

Esta história deu origem a uma curta-metragem rodado nos EUA. “Não poderia fazer este filme em Portugal. É uma história profundamente americana, mesmo tendo uma temática universal, mas há uma característica na história que faz que este enredo só faça sentido nos EUA e só isso é um spoiler" - explicou Filipe Melo numa entrevista ao Jornal de Notícias.

 

Granta


 

“As duas histórias deste álbum nasceram de um convite que fiz ao Filipe Melo, no meu papel de director da Revista Granta.Sendo uma revista literária, primordialmente vocacionada para a palavra, há na Granta uma atenção especial à imagem, quer nas ilustrações originais que acompanham os textos, quer no ensaio fotográfico encomendado para cada edição” – afirmou Carlos Vaz Marques na introdução ao livro.

Comer Beber recebeu vários e importantes prémios:

Melhor Álbum português de banda desenhada pelo júri da 29.ª edição do Festival AmadoraBD

Melhor Álbum, Galardão Anual BD Comic Con

Melhor Argumento, Troféu Central Comics



Comer Beber 

 

Filipe Melo é músico, realizador e autor de BD. Nasceu em Lisboa, começou cedo a estudar piano, jazz e improvisação. Estudou no Hotclube de Portugal e no Berklee College of Music, em Boston. Atualmente, leciona na Escola Superior de Música de Lisboa.

Juan Cavia nasceu na Argentina. Muito cedo começou os estudos de ilustração, mais tarde estudou cinema. Atualmente trabalha como diretor de arte para cinema e publicidade.

 

 

 

 

Comer Beber: o par perfeito de Filipe Melo e Juan Cavia - entrevista na Timeout.

 

Sugestões de  outros  livros  dos autores

 Os vampiros DogMendonça PizzaBoy DogMendonça PizzaBoy II DogMendonça PizzaBoy III


Veja outros "Um Livro por Semana"

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura