Os 4 Elementos
Os 4 Elementos
Candidaturas 2022

Estão abertas as candidaturas para os projetos dos 4 Elementos - Terra Mater, O Fogo de Prometeu, Ler+ Espaço e Ler+ Mar –, até ao dia 31 de dezembro. Para se candidatarem devem aceder ao respetivo formulário.

Os 4 elementos - Terra Mater, O Fogo de Prometeu, Ler+ Espaço e Ler+ Mar - tem propostas irrecusáveis: criar roteiros digitais, produzir videojogos, construir objetos tridimensionais, escrever artigos de jornal ou fazer documentários em vídeo. Os temas que enquadram os projetos, apelativos e de grande atualidade, percorrem algumas das grandes preocupações e curiosidades do século XXI,  alterações climáticas, mitos gregos e sua influência na cultura ocidental, conhecimento do Universo, sustentabilidade do mar … 

Os elementos clássicos - Terra, Fogo, Água e Ar - foram propostos pelos filósofos gregos para explicar a natureza e a complexidade da matéria na Antiguidade, mas na atualidade é na ciência que encontramos respostas para os grandes desafios económicos, sociais e ambientais. Apesar dos inegáveis progressos científicos, que se traduzem na melhoria da qualidade de vida das populações e cujos reflexos se fazem sentir nas mais diversas áreas da nossa vida coletiva - saúde, alimentação, esperança de vida, bem-estar, sustentabilidade –, o acesso ao conhecimento e à informação esclarecida não está ainda ao alcance de todos. A fim de preparar os jovens para um futuro sustentável mais justo e inclusivo, assente em escolhas informadas, éticas e conscientes, propomos às escolas um conjunto de incentivos ao desenvolvimento da literacia científica, designado Os 4 Elementos - Terra, Fogo, Água, Ar.

A cada um destes elementos corresponde um projeto específico: Terra Mater, O Fogo de Prometeu, Ler+ Mar e Ler + Espaço.

 
Logos

 

 

Conheça também

Edição 2021.

2021

Os 4 elementos, vistos pelos alunos, no jornal do AE Dr. Serafim Leite
ENTRELER
Revista digital, anual, livre e gratuita, sobre leitura, escrita e literacias.