Miúdos a votos - 4.ª edição
Miúdos a votos - 4.ª edição
2020

A Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior, com o apoio do Plano Nacional de Leitura, voltam a organizar a eleição dos livros preferidos das crianças e jovens portugueses, através desta iniciativa que promove a leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa.

Para além da importância desta ação na promoção da leitura, realizada entre pares, a partir das suas próprias escolhas, a iniciativa Miúdos a Votos constitui um exercício ímpar de cidadania, valorizando a responsabilidade do ato de votar. Nela será dada a possibilidade às crianças e jovens, através de uma eleição realizada em todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real: a do Presidente da República.

Tal como nos anos anteriores, a iniciativa é aberta a todas as escolas, sejam públicas ou privadas, abrangendo alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. É também alargada a estabelecimentos de ensino no estrangeiro que lecionem os mesmos anos de escolaridade e que tenham o Português como primeira língua.

O PNL2027 apoia o Miúdos a Votos sugerindo em cada ano, a partir dos três livros mais votados em cada ciclo do ano anterior, novos títulos e novas leituras.

Miúdos a votos conta ainda com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, da Pordata, da Rádio Miúdos e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Ler

Miúdos a Votos - 4.ª edição - Livros candidatos

Miúdos a Votos - 4.ª edição - Sugestões de Leitura

Miúdos a Votos - 3.ª edição - Festa Final

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura