Nunca se passa nada no meu bairro
Ellen Raskin
Nunca se passa nada 

 

Título:

Nunca se passa nada no meu bairro

Autor:

Ellen Raskin

Ilustrador:

---

Editor:

Bruaá

 

 

 

 

"Nunca se passa nada no meu bairro" foi o primeiro álbum da premiada ilustradora, escritora e designer americana, Ellen Raskin, editado em 1966, reeditado, agora, pela Bruaá.

Carlos Alberto mora nesse bairro onde, na sua perspetiva, nada se passa de especial e, por isso, ele limita-se a sonhar, mal-humorado, com lugares cheios de vida, mistério e aventura sem se dar conta do que perde.

No cenário, criado por Ellen Raskin, multiplicam-se os acontecimentos e a agitação: o real, o maravilhoso e o fantástico constituem o dia-a-dia dos habitantes. Crianças inventam tropelias, meninas saltam à corda, o carteiro faz o seu giro, plantam-se árvores, constroem-se casas, há acidentes, uma família de gatos passeia à chuva, um ladrão é apanhado pela polícia, um paraquedista lança o seu grito de guerra, bruxas espreitam às janelas da casa assombrada e uma fortuna inesperada cai sobre todos perante o descontente alheamento do Carlos Alberto.

A história desenrola-se como um jogo, em sequência cinematográfica, mas, por vezes, é necessário rever algumas cenas deste magnífico puzzle, intrigante e divertido, onde as personagens se demarcam pelas suas cores (amarelo, azul, verde, vermelho) em contraste flagrante com o negro do Carlos Alberto.
Este álbum convida à leitura partilhada e à observação do mundo.

Ver

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura