LER: Leitura e Escrita - Recursos
LER: Leitura e Escrita - Recursos
Ensino da correspondência P vs /p/

O ensino explícito das relações entre grafemas e fonemas, numa sequência claramente definida, é fundamental para que as crianças, desde o início da aprendizagem, entendam a consistência dessas relações: entre grafemas e fonemas – leitura -, e, na outra direção, entre fonemas e grafemas - escrita.

Uma boa planificação da sequência de atividades a realizar no âmbito do ensino de uma nova correspondência assenta, não só na escolha criteriosa das palavras, mas também no ensino explícito de cada etapa, de uma forma sequencial, com tarefas modeladas e autónomas, associando sempre a leitura com a escrita.

A Plataform LER disponibiliza a estrutura de uma sessão de ensino da correspondência entre o grafema <P p> e o fonema /p/, criada por Bruno Martins e Ana Paula Vale da UTAD, adaptável ao ensino de qualquer correspondência.

 

Ensino da correspondência P
 
 
 
Decorreu de janeiro a março o curso de formação LER - Leitura e Escrita: Recursos, totalmente em formato e-learning, com a duração de 26 horas.
 
Devido ao elevado número de inscrições, iniciaram-se em março, duas novas turmas no CFAE AlmadaForma. No CFAE BragançaNorte teve início uma turma em abril.
 
 
Formação LER
 
 
 
A Plataforma LER possibilita a todos os utilizadores receber informação atualizada sobre os seus conteúdos. Efetue aqui o seu registo.

O PNL2027 e o EDULOG produziram três livros digitais, concebidos de forma a corresponder aos desejáveis progressos de leitura dos alunos do 1.º ano de escolaridade.
 
Histórias Inovadoras
 
Os três livros agora publicados na Plataforma LER oferecem histórias completas. Contudo, estes livros, e é essa a sua originalidade e mais-valia, incluem apenas palavras compostas por conjuntos de grafemas-fonemas que as crianças, em três patamares do seu percurso, já aprenderam nas aulas.
O Jornal de Letras publicou um artigo sobre o alcance deste projeto com várias entrevistas aos seus responsáveis.
 
 
O Plano 21|23 Escola+, lançado em junho de 2021, centra a sua ação na apresentação de medidas que se alicerçam em estratégias educativas dirigidas à promoção do sucesso escolar e que visam a recuperação das aprendizagens dos alunos do Ensino Básico e Secundário.

No sentido de continuar a colaborar numa efetiva melhoria das aprendizagens, o PNL2027 divulga e sublinha a relevância da Plataforma LER, uma ferramenta que aposta na divulgação regular de informação científica e recomendações úteis para o ensino da leitura e da escrita, e difunde exemplos de práticas pedagógicas fundamentadas.
 

 

 

Durante o mês de maio de 2021 foram realizadas 6 Ações de Curta Duração em 6 Centros de Formação de Professores, cada uma com a duração de 3 horas nas quais se deu a conhecer a Plataforma LER, a sua organização e conteúdos. Participaram nestas ações 324 docentes: educadores, professores do 1.º ciclo, professores de português do 2.º ciclo e professores de educação especial.
 
 
No âmbito da implementação da fase piloto de monitorização da plataforma, decorreu de outubro a dezembro de 2020 uma oficina de formação com docentes convidados de 4 Agrupamentos de Escolas de Braga.

A Plataforma LER - Leitura e Escrita: Recursos, iniciada em 2017 e desenvolvida pelo PNL2027 com o apoio financeiro e técnico-científico da Fundação Belmiro de Azevedo – EDULOG, tem o propósito de oferecer a todos os responsáveis pelo ensino da leitura e da escrita, informação científica e recursos sobre esta tão importante área transversal a todo o saber.

Trata-se de disponibilizar, de forma sintética e sistematizada, o produto do trabalho realizado por uma equipa multidisciplinar de investigadores nas áreas da educação e da psicolinguística de modo a permitir compreender melhor a forma como as crianças aprendem a ler e a escrever e, assim, tomar decisões conscientes sobre as metodologias e abordagens pedagógicas mais eficazes.

  

Plataforma LER

 LER - Leitura e Escrita: Recursos

 

A apresentação pública da Plataforma teve lugar no dia 22 de setembro e contou com as intervenções de João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Isabel Alçada, Representante do Conselho Consultivo do EDULOG, Teresa Calçada, Comissária do PNL2027, e Isabel Leite, Consultora do Projeto LER.

Na sessão, moderada pela jornalista Bárbara Wong, a equipa de investigadores, constituída por Iolanda Ribeiro e Fernanda Leopoldina Viana (Universidade do Minho), Ana Paula Vale (Universidade de Trás-os-Montes), São Luís Castro e Rui Alves (Universidade do Porto), Alexandra Reis e Luís Faísca (Universidade do Algarve), Tânia Fernandes (Universidade de Lisboa) e José Morais (Universidade Livre de Bruxelas), na qualidade de coordenador científico deste trabalho colaborativo, fez uma breve apresentação dos recursos disponíveis.

  

 

Para mais informações contactar luisa.dinis@pnl2027.gov.pt

 

  

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura