Página Inicial > Leituras > Sugestões > O poder dos números

O poder dos números
Sanne Blauw

O poder dos números

 

Título:

O poder dos números

Autor:

Sanne Blauw

Ilustrador:

-----

Editor:

Bertrand

 

 

 

 

A vida de Sanne Blauw começou no 10.º mês do ano de 1986. Número auspicioso, pois a acreditar no «efeito do mês de nascimento», isso dar-lhe-ia uma maior probabilidade de ingressar no ensino superior. Aos 11 anos entrou, com uma nota elevada, naquela que pouco antes fora eleita a melhor escola dos Países Baixos, e anos depois chegou ao curso de Econometria com uma média de 15,4. Dizia-se que um em cada três licenciados deste curso se tornava milionário. Blauw estava predestinada a trabalhar num banco, até aos 67 anos, a ganhar um salário 3 vezes acima do rendimento modal. Parecem-lhe boas previsões?
Neste livro, Blauw explora as falácias escondidas nos números que tanto gostamos de citar e analisar - números que foram usados para reduzir a mortalidade nos hospitais durante a Primeira Guerra Mundial, para justificar o racismo, para descrever o nosso comportamento sexual, para esconder os malefícios do tabaco e para fundamentar decisões políticas. Este livro é sobre números, mas é acima de tudo sobre as pessoas por detrás dos números e aquelas que eles vão influenciar: nós.
O que dizem sobre este livro:
«Os números determinam a nossa vida, apesar de não serem tão objetivos como seria de pensar.»
de Volkskrant

«Sanne Blauw descreve a influência, tantas vezes impercetível, dos números sobre a nossa vida e os erros de julgamento e interesses que se podem ocultar por detrás deles. A autora revela como até perigosos absurdos são anunciados com base em números e ensina-nos a olhar de forma crítica para os resultados de estudos.»
Femke Halsema, política e presidente da Câmara Municipal de Amesterdão

«Este livro será uma completa revelação para milhares de pessoas. Sanne Blauw é a professora de Matemática, Economia e História que todos já quisemos ter. Ainda haveremos de ouvir falar muitíssimo desta autora!»
Rutger Bregman, historiador e autor de Utopia para Realistas

Ver

ENTRELER
Revista digital, anual, livre e gratuita, sobre leitura, escrita e literacias.