Craques da Leitura
Craques da Leitura

Os Craques da Leitura pretendem incentivar a relação de afeto, emoção e prazer entre os leitores e os textos, oferecendo às crianças e aos jovens, dos 6 aos 15 anos de idade, um leque de leituras e de atividades que os desafiem e vão ao encontro de uma das suas práticas preferidas: o desporto.

A ligação da leitura ao desporto é concretizada através da parceria entre o PNL2027 e diversas personalidades e instituições desportivas, que se disponibilizaram para oferecer a todos a oportunidade de usufruir dos seus exemplos e ideias inspiradoras e participar em atividades de leitura e escrita com jogadores, atletas, treinadores, jornalistas desportivos, autores de livros sobre temas do desporto e tantos outros.

Para beneficiar das leituras e atividades disponibilizadas por este conjunto de parceiros, assegurando a participação das crianças e jovens no projeto, as escolas, bibliotecas escolares/municipais, associações ou outros organismos de juventude devem proceder à inscrição dos grupos interessados.

De que está à espera? Inscreva-se, em Formulário PNL2027 (Área Pública). Não se vai arrepender!

 

Comunique connosco através de: craquesdaleitura@pnl2027.gov.pt

 

VAI ACONTECER


ACONTECEU

 

Notícias dos craques

 

Isabel Peixoto


No dia 9 de maio, segunda-feira, pelas 15h00, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Vila Real),Isabel Peixoto, jornalista do Jornal de Notícias, irá estar presente para uma sessão em linha com alunos do 8.º ano desta escola. 


MFS


No dia 11 de maio, quarta-feira, pelas 10h30, noAgrupamento de Escolas de Ponte de Sor,Margarida Fonseca Santos realizará para os alunos do 6.º ano uma Oficina de Leitura e Escrita. 


Andebol

 

No dia 22 de abril, pelas 15h00, no Agrupamento de Escolas de Rates (Póvoa de Varzim), no âmbito do projeto Craques da Leitura, e em parceria com a Federação Portuguesa de Andebol, terá lugar uma sessão com atleta Diogo Branquinho e alunos do 3.º ciclo.

 

No dia 27 de abril, quarta-feira, pelas 11h20, na Escola Secundária Rainha Santa Isabel (Estremoz), no âmbito do projeto Craques da Leitura, Margarida Fonseca Santos dinamizará uma Oficina de Leitura e Escrita.


João Oliveira


No dia 29 de abril, sexta-feira, pelas 13h30, no EB prof. Egas Moniz (Massamá), no âmbito do projeto Craques da Leitura, o escritor João Ferreira Oliveira irá estar presente para uma sessão com os alunos do 3.º ciclo desta escola. 

 

No dia 21 de março, segunda-feira, pelas 10h15, no Agrupamento de Escolas D. João V (Amadora), no âmbito do projeto Craques da Leitura, decorreu uma sessão com o escritor João Ferreira Oliveira.  

 

No dia 23 de março, o Agrupamento de Escolas Lima de Faria (Cantanhede), no âmbito do projeto Craques da Leitura, e em parceria com o Comité Olímpico de Portugal, dinamizou duas sessões com a judoca Catarina Costa. Estas decorreram na Escola Básica Carlos de Oliveira e na Escola Secundária Lima-de-Faria. 

  

No dia 16 de março, quarta-feira, pelas 11h45, no âmbito do projeto Craques da Leitura, Margarida Fonseca Santos dinamizou mais uma Oficina de Leitura Escrita, neste caso, para o Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage, Setúbal. 

 

No dia 18 de fevereiro, sexta-feira, pelas 14h00, na Escola Básica do Alto da Ponte, (Agrupamento de Escolas de Alcabideche, em Lisboa) Isabel Peixoto, jornalista do Jornal de Notícias, dinamiza mais uma atividade dos Craques da Leitura.

 

No dia 8 de fevereiro, terça-feira, pelas 10h15, os Craques da Leitura reuniram-se para mais um encontro. Desta feita, com o escritor João Ferreira Oliveira, que dinamizou esta atividade via Zoom para o Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, em Ponte de Lima.

 

 

Veja também: Reportagem do lançamento do projeto Craques da Leitura


Craques da Leitura da EB1/JI de Lousado 

Espírito de Equipa: o Hino da Leitura 

Os nossos Craques da EB1/JI de Lousado interpretam este Hino da Leitura, que é uma viagem sobre essa aventura que é ler! Imaginar é o ritmo certo em cada voz presente nos livros. 


 

Recursos

 

  • Livros PNL Sobre Desporto
    Livros PNL2027
    Sobre Desporto
    Leia
  • Literacy Trust
    National Literacy Trust
    Sport and Literacy
    Leia
  • Premier League
    Premier League
    Primary Stars
    Leia
  • read like a demon
    "Read like a Demon!"
    Informit
    Leia

 Toolkit

  • FMH Toolkit
    Historical and cultural heritage dimensions of football
    Leia
  •  
LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura