Fed. Port. Basquetebol (FPB)
Craques da Leitura
Fed. Port. Basquetebol (FPB)

Os Craques da Leitura e a Federação Portuguesa de Basquetebol uniram esforços na promoção das experiências de leitura.   

A dinamização dos encontros dos jovens leitores com atletas inscreve-se nessa afirmação da proximidade do desporto com a leitura, evocando ambos valores que emergem das preocupações com o bem-estar, a realização pessoal, a capacidade de superação, a criatividade ou a construção da identidade.  

Neste sentido, os Craques da Leitura contaram com a participação do jogador de Basquetebol do Vitória Sport Clube, Carlos Cardoso, e dos alunos do curso de desporto da Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira (Lagoa). As questões levantadas pelos intervenientes tocaram vários temas, desde a conciliação da leitura com a atividade desportiva, os livros preferidos do atleta, assim como e relação entre os livros, o desporto e construção da cidadania, sem esquecer algumas curiosidades que abriram portas ao humor e à forma quotidiana com que praticamos a nossa modalidade favorita ou mesmo a leitura.  

 

Craques

 

Alunos

Alunos Agrupamento de Escolas de ESPAMOL, Lagoa

 

 

Consciente da importância dos valores éticos do desporto e da leitura, a FPB lançou uma BD sobre a modalidade que representa: Bola no Cesto.

 

Bola ao Cesto

 

Encontros com jogadores para partilha das suas experiências de leitura, atividades lúdicas (quizzes, jogos...), online, mistas ou presenciais, oferta de bolas/camisolas, bem como entradas em jogos/eventos, com a possibilidade de os jovens acompanharem os atletas (sujeito à confirmação dos clubes e à disponibilidade dos locais) fazem eco do seu contributo para este projeto.

 

 

 Apresentação da iniciativa Leiam com oráculos

 

 Diogo Ventura

 

 Hugo Maia

 

 Hugo Silva

 

Hugo Sotta

 

 José Miguel

 

 Laura Ferreira

 

 

Miguel Queiroz 

 

 Maria K.

 

 Susana Carvalheira

 

 

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura