Fed. Port. Futebol (FPF)
Craques da Leitura
Fed. Port. Futebol (FPF)

 

O Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) juntaram-se no projeto Craques da Leitura, para dinamizar a leitura através do exemplo do desporto e dos desportistas.

O primeiro exemplo destas iniciativas teve lugar esta segunda-feira, 15 de novembro, e envolveu a ida de dois futebolistas do FC Famalicão, Heriberto Tavares e Rute Costa, à escola EB1/JI de Lousado, num desafio lançado pela Associação de Futebol de Braga ao abrigo do "Craques da Leitura". Além de livros infantis ligados ao FC Famalicão, foram distribuídos neste evento obras da coleção Livros FPF. Leia mais sobre esta iniciativa.

O Futebol é uma atividade que, ao fazer apelo a valores como a responsabilidade, o respeito por si e pelos outros, a superação, o espírito de equipa, é também ele uma forma de potenciar o gosto de ler e de conhecer, a partilha de livros e leituras, assim como as competências académicas e sociais das crianças e dos jovens, fortalecendo os laços de amizade e de identidade entre jogadores e leitores.

Dando corpo a esta parceria, a F.P.F. disponibiliza um conjunto de livros do seu Catálogo, para que estes sejam divulgados e oferecidos a todos os que participam no projeto.

 

A FPF tem apostado na promoção da leitura, editando várias obras no âmbito da sua coleção, intitulada Livros FPF. Partilhas de leituras por jogadores de diversas seleções e a oferta de obras lançadas pela Federação são um reflexo nesta participação nos Craques da Leitura.


Federação Portuguesa de Futebol


 

Joana Marchão

 

Florentino, sub 21

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura