6.º Seminário Internacional de Investigação sobre o Livro-Objeto
6.º Seminário Internacional de Investigação sobre o Livro-Objeto
Livros sem idade para leitores de todas as idades
29 abril - 1 maio

Decorreu entre 29 de abril e 1 de maio o 6.º Seminário Internacional de Investigação sobre o Livro-Objeto, organizado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP e pela Universidade de Aveiro.

"Livros de diferentes tamanhos, formatos, texturas, materiais, estruturas e projetos gráficos são amplamente publicados no cenário contemporâneo. Seriam eles, no entanto, endereçados exclusivamente ao público infantil, como alguns sugerem? Seria a recepção do livro-objeto – artefacto no qual a materialidade se revela como elemento essencial no ato da leitura – interessante apenas à criança?

Ainda que muito agrade e, em alguns casos, seja preferencialmente destinado ao público infantil – recebendo, inclusive, este “rótulo” nas livrarias –  o livro-objeto contemporâneo ultrapassa as faixas etárias mais baixas. Isso porque a concatenação de diferentes linguagens em sua composição, bem como a relevância assumida por suas características materiais na (re)construção de sentidos no ato da leitura, transformam-no num objeto com diferentes camadas de sentido, as quais serão (des)vendadas de acordo com o repertório e competência leitora, suscitando, assim, diferentes leituras a diferentes leitores. Soma-se a isso o caráter lúdico assumido pelo livro-objeto, elemento esse capaz de atrair e encantar não apenas crianças, mas também jovens e adultos, aproximando-se do universo do livro de artista, por exemplo. 

É este tipo de produção que nos interessa discutir no 6.º Seminário Internacional de investigação sobre o Livro-objeto. Almeja-se ampliar as reflexões críticas em torno de livros cujos aspectos materiais contribuem para a expansão dos sentidos suscitados pelo texto literário e cuja inovação estética tornam-no de interesse aos públicos das mais diferentes idades." (Artigo de divulgação do Seminário)

Assista aqui a todas as sessões.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura