A Fase Nacional aproxima-se e é necessário começar a prepará-la. Assim, aconselhamos a leitura atenta do documento com os procedimentos e informações sobre o formato da final, no dia 5 de junho, em Oeiras.
Lembramos que aos duzentos finalistas será pedido um vídeo, em substituição do quizz “Leitura e Cultura”, o que permitirá, recorrendo a um júri especialmente constituído para o efeito, selecionar os vinte melhores vídeos. Ao longo da manhã, serão anunciados estes vencedores e os respetivos prémios.
Parabéns a todos os participantes , professores, bibliotecários, professores bibliotecários e famílias que durante o ano letivo estiveram envolvidos com empenho no Concurso Nacional de Leitura.
Conheça (ver separador lateral) o nome dos alunos finalistas do CNL, assim como as obras e autores lidos na fase intermunicipal.
A 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura é organizada pelos seguintes parceiros.
E, mais uma vez, conta com o apoio
Este ano, a Fase Intermunicipal decorreu entre os dias 13 de março e 26 de abril de 2021, conforme o cartaz seguinte:
Terminada esta fase 1, é tempo de partilhar o muito que foi feito pelas bibliotecas escolares e municipais até ao momento, no âmbito do concurso.
Estão disponíveis as listas de alunos apurados e obras lidas na Fase Municipal.
As medidas de contenção da pandemia de Covid-19 têm tido consequências na vida das escolas, das bibliotecas escolares e municipais, dos professores, dos bibliotecários, alunos e famílias, com efeitos na organização de diferentes iniciativas, designadamente, do Concurso Nacional de Leitura (CNL).
Assim, face às regras do atual confinamento, é necessário reafirmar alguns procedimentos e proceder a alguns reajustes, a saber:
1. A realização da 14.ª ed. (2020-21) do CNL mantém-se e continuará a ser assegurada por todos os parceiros e intervenientes.
2. A calendarização das provas da Fase Escolar/Municipal e da Fase Intermunicipal é reajustada, de acordo com as seguintes datas:
29/10 – 8/03: Fase escolar/municipal
9/03 – 10/03: Registo das obras lidas e alunos apurados para a fase seguinte, no SIPNL
12/03 – Divulgação lista de alunos apurados – Portal PNL2027 e sites dos parceiros
13/03 – 26/04: Fase intermunicipal
27/04 – 30/04: Registo das obras lidas e alunos apurados para a fase seguinte
Até 07/05 - Publicação das obras lidas e alunos apurados para a fase seguinte
19/05 - Prova escrita de pré-seleção online
05/06 - Final nacional.
3. No 2.º momento, tanto na fase Escolar/Municipal como na Fase Intermunicipal, as provas dirigidas aos alunos em concurso poderão decorrer online, em sessões síncronas ou assíncronas. Cada biblioteca deverá assegurar que todos os alunos realizam a prova síncrona ou assíncrona. No entanto, a modalidade selecionada terá, em cada biblioteca escolar / municipal, de ser igual para todos os alunos.
O Plano Nacional de Leitura e os parceiros do CNL agradecem o trabalho, empenho e dedicação que os diversos intervenientes têm colocado nas diferentes fases do CNL, desejando que este continue a constituir-se como uma grande festa de celebração do livro e da leitura, tanto mais essencial nos difíceis tempos que todos estamos a viver.
Consulte a lista de escolas inscritas na 14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL). Esta edição decorre entre o dia 1 de outubro de 2020, data oficial de abertura, e o dia 5 de junho de 2021, dia da grande final, em Oeiras.
O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.
Cabe ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) em parceria com Rede de Bibliotecas Escolares (RBE); Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP); Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e com a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), responsável pela cobertura televisiva do evento, a iniciativa e o desenvolvimento do CNL, ao longo de quatro fases consecutivas:
Fase Escolar / Municipal – Engloba as provas nas escolas/agrupamentos e nos municípios.
O 1.º momento é da responsabilidade das escolas/agrupamentos do Continente e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, bem como do Camões, IP e da DGAE/DSEEPE, nas escolas portuguesas e da Rede de Ensino Português no estrangeiro que aderirem a esta iniciativa.
O 2.º momento traduz-se pela realização de provas organizadas pelas Bibliotecas Municipais, dirigidas aos alunos vencedores do momento anterior.
Fase Intermunicipal – Esta fase congrega os vencedores selecionados em cada um dos municípios para a realização de provas nas Comunidades Intermunicipais ou Áreas Metropolitanas, a decorrer nestas datas.
Consulte as datas das provas intermunicipais e as obras selecionadas.
Fase Nacional – conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por uma prova que apurará cinco finalistas em cada nível de ensino, os quais serão, na cerimónia final, ordenados em função da avaliação de um júri nacional, a constituir para o efeito. Esta fase conta com a parceria e apoio da Câmara Municipal de Oeiras.
A participação no concurso está aberta às escolas do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores (RAA) e da Madeira (RAM), das redes pública e privada que a ele aderirem, através da inscrição de alunos de todos os ciclos de ensino – 1.º ciclo / 2.º ciclo / 3.º ciclo / ensino secundário. Está igualmente aberta aos alunos das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (EPE) da área de influência da Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e aos alunos da rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE) do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP).