Programa
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PROGRAMA

10.00 Abertura

Guilherme d’Oliveira Martins - Administrador FCG

Ministro da Educação - A confirmar

Teresa Calçada - Comissária PNL2027

 

10.15 Conferência

Jeimy Hernández 

Apresentação: Cristina Sarmento, PNL2027 

É impossível refletir no presente sobre a leitura e a literacia sem considerar as mudanças políticas, económicas, sociais e culturais que caracterizam a presente era digital. Lemos em todos os suportes, conciliando diferentes linguagens, formatos e contextos de uso. Saber ler bem subentende, perante a nova cultura e o novo sujeito leitor, integrar todos esses ambientes e práticas de leitura, escrita e comunicação, fazendo jus a uma nova forma de literacia múltipla e transversal, cuja condição reside não só no que se lê, mas também em como se lê. Como leem os cidadãos do mundo de hoje? Qual o estado da arte da leitura, da escrita e das políticas públicas nos diferentes continentes e regiões? Podem a leitura e a literacia constituir-se como o grande fator de liberdade, equidade e justiça social no presente-futuro?

 

11.00 - Intervalo


11.30 Políticas da Leitura

Comentário - Isabel Alçada 

Fay Louise Lant (Reino Unido)

Elisa Holguín (Colômbia)

José Castilho (Brasil)

Elsa Conde (Portugal)

Apresentação: Anabela Caldeira, PNL2027 

A emergência de múltiplas formas de ler, escrever e comunicar, apreender informação e gerar conhecimento exige leitores cada vez mais competentes. A formação de leitores é hoje cada vez mais necessária, mas também mais complexa. Ler mais e melhor exige ler muito, seja por razões formativas e profissionais, seja por vontade e prazer. Esta é a razão de ser das políticas de leitura levadas a cabo em todo o mundo por organizações públicas, privadas e sociais de diferente natureza e âmbito: promover as competências e os hábitos de leitura dos cidadãos para construir sociedades mais cultas, livres e iguais. Como são vivenciados em cada país os problemas e as prioridades que orientam a ação de cada política pública? Como intervêm e se organizam essas políticas, e que resultados apresentam? Continuamos a precisar delas?

 

13.00 Almoço


14.30 Prémio Ler+

Teresa Calçada – Comissária do PNL2027

Isabel Alçada – Presidente do Júri do Prémio

Eduardo Aires - Designer do Galardão

José Pena do Amaral - Fundação La Caixa/BPI Portugal

O Prémio Ler+ tem por finalidade reconhecer personalidades ou entidades que se destacaram pela excelência do trabalho realizado em prol do estudo e da melhoria dos índices de leitura dos Portugueses e da promoção do gosto pela leitura e pela escrita. O anúncio do vencedor da 2.ª edição deste prémio realiza-se, à semelhança do ano anterior,  na conferência anual do PNL2027.

 

15.00 Leitura e Literacias

Na sociedade do conhecimento, é imprescindível a aquisição de competências leitoras por todos, para ler diferentes textos - literários, informacionais, mediáticos … - e para saber ajuizar sobre eles e discriminar a informação, como bem de primeira necessidade a que toda a humanidade deve ter acesso esclarecido e qualificado. Ler e escrever são um direito humano universal. Os campos da educação e do ensino, da informação e dos big data, da comunicação e dos novos media, das ideias e da cultura, da riqueza e do progresso económicos, da cibernética e dos gadgets, protagonizam os grandes debates da leitura e das literacias. Que papel cumpre a leitura numa sociedade dominada por tais racionalidades e ecologias? Que visões e expectativas podemos ter perante a incerteza e as exigências deste século? Podem a leitura e o saber salvar-nos da barbárie?

Mesa 1

Educação e Sociedade – Maria de Lurdes Rodrigues

Informação e Data - José Legatheaux

Comunicação e Media - António José Teixeira

Bárbara Wong - Moderação

16.00 - Intervalo

16.30 

Mesa 2

Conhecimento e Democracia – João Luís Lisboa

Economia e Desenvolvimento – Ricardo Paes Mamede

Tecnologia e Redes – Pedro Oliveira

Moderação: Maria Flor Pedroso 

 

17.30 Encerramento

Guilherme d'Oliveira Martins

Teresa Calçada

 

Linguagens Encenadas

No precipício era o Verbo

Coro Juvenil da Universidade de Lisboa

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
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