Candidaturas 2023-24
Candidaturas 2023-24
Projetos 10 minutos a ler e clubes de leitura
Até 31 de julho

Abertura das candidaturas aos projetos 10 minutos a ler e clubes de leitura 

 

Dez minutos a ler e Clubes de Leitura são dois projetos que promovem a motivação para a leitura autónoma, de acordo com os interesses e os níveis de competência dos leitores. A escola, enquanto espaço comunitário, deve apresentar-se como agente de práticas e desenvolvimento dos perfis de leitura de todos. 


10 minutos a ler  

O contacto com os livros e a prática diária da leitura são indispensáveis ao desenvolvimento do gosto de ler, à consolidação dos hábitos de leitura e ao aumento das competências de literacia. Quem lê lerá sempre mais e melhor, e ficará mais bem preparado para a vida. É por isso que ler todos os dias é tão importante. Com este projeto prevê-se que toda a comunidade escolar leia durante 10 minutos um livro à escolha de cada um. A atividade pode ser realizada em qualquer horário e em qualquer espaço da escola.

Consulte o regulamento.

 

Clubes de Leitura 

Os Clubes de Leitura querem ser um lugar de encontro e interação, onde as crianças e os jovens possam melhorar as suas competências, trocar ideias e desenvolver o sentido crítico, debater os seus gostos acerca dos livros lidos compartilhando as suas experiências e descobertas, e fazendo-se leitores a partir dos livros. Os clubes podem realizar-se com o grupo turma ou outro modelo de organização, na sala de aula, na biblioteca escolar ou noutro espaço e tendo a duração que melhor se adaptar ao grupo, tendo em atenção que não devem ocorrer menos do que seis sessões. 

Consulte o regulamento.

 

Abertura da candidatura 

A candidatura aos projetos 10 Minutos a LerClube de Leitura nas Escolas decorre de 031 de julho de 2023. Para candidatar o seu AE/ENA, preencha e submeta o respetivo Formulário em Formulários PNL2027. 

Recorda-se que os AE/ENA são apoiados financeiramente com 1.000,00 euros apenas uma vez no âmbito deste projeto. 

As candidaturas devem ser submetidas através dos respetivos formulários pela escola-sede dos AE ou ENA e incluir o compromisso expresso do(a) diretor(a) sobre a adesão e a concretização dos projetos, que devem ser continuados e sustentáveis. 

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura